O mês de outubro é amplamente reconhecido como o período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama em mulheres. No entanto, a causa também se estende a cães e gatos de estimação. No último fim de semana de outubro, o Centro Universitário Christus (Unichristus) se uniu ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para promover a ação “Outubro Rosa Pet”, que ofereceu avaliações para prevenir o câncer de mama em animais de estimação.

A iniciativa aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, na Avenida Beira-Mar, e buscou sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em cadelas e gatas.

Durante a ação, os animais foram submetidos a avaliações preventivas das mamas, enquanto os tutores receberam orientações sobre como realizar a palpação das mamas de seus pets, o que possibilita a identificação precoce de qualquer anormalidade. Em 2023, o evento atendeu 57 tutores e 61 animais entre cadelas e gatas.

“Hoje pudemos contribuir um pouco com a sociedade no que diz respeito à conscientização e triagem das neoplasias mamárias em cães e gatos. Foi um momento muito rico, onde conseguimos prestar assistência à população e contribuir com a formação de futuros médicos veterinários. Conscientização e prevenção são a base para o tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive em pets”, finaliza Breno Pinheiro, médico veterinário especialista em oncologia e professor da Unichristus.