Festival Costume Saudável lota estacionamento do RioMar Fortaleza em edição especial e doa renda para IPREDE, IPOM e ICC.
O último fim de semana de outubro foi de grande movimentação cultural na Grande Fortaleza. Um dos eventos mais marcantes foi o Festival Costume Saudável (FCS), que em sua edição comemorativa de 10 anos registrou recorde de público, com 41.992 mil participantes distribuídos nos três dias de programação, iniciada na última sexta-feira (27) e encerrada neste domingo (29). Foram mais de 100 atrações que repercutiram os cinco pilares do FCS: alimentação, corpo, mente, comunidade e sustentabilidade.
Ainda nestes eixos que norteiam todo o evento, Severino Ramalho Neto, presidente do Mercadinhos São Luiz, realizador do festival, reitera a importância de uma visão comunitária. “Todos que estão aqui no Festival fazem com que a gente se desafie constantemente, não para mudar ninguém, mas para contribuir com esse crescimento de todos nós em um caminho de hábitos saudáveis”, destaca.
O empresário ainda relata o compromisso solidário que impulsiona o FCS. “Nós temos uma missão de diminuir as desigualdades sociais e também de retribuir à sociedade, de alguma forma, tudo aquilo que ela nos entregou e entrega diariamente. Por isso, é tão gratificante poder doar toda a renda dos ingressos”, afirma o gestor.
Sucesso de público, toda renda da bilheteria será revertida integralmente para o ICC, IPOM e IPRED.
Presenças de peso
Entre os destaques do evento, o nutricionista Daniel Coimbra, falou sobre a influência da qualidade alimentar na prevenção de doenças. O professor e palestrante reforçou que a longevidade passa por diversos fatores. “O envelhecimento saudável, ou não, passa por alimentação, sono, estresse, consumo de alguns alimentos industrializados e mais”, explica.
Além de Coimbra, outras atrações do evento obtiveram a aprovação do público, como Lorena Soares, psicóloga e CEO da Amar.elo Saúde Mental. A especialista falou sobre o auto gerenciamento do estresse, tema que contou com grande adesão. Outro destaque foi o podcast Nordestinos Pelo Mundo, que realizou quase 30 entrevistas, todas conduzidas pelo host do programa, Léo Paiva.
O último dia de programação contou ainda com outra palestra inspiradora, conduzida pela jornalista e escritora Duda Riedel, com foco em autoestima. Na oportunidade, ela contou sua história de superação da leucemia e como o amor-próprio está diretamente relacionado com o bem estar. “Autoestima e saúde estão interligadas e uma está muito unida com a outra. Isso não é algo a respeito apenas de estética, mas sim de um equilíbrio saudável entre mente e corpo. Essa harmonia eleva a autoestima e a autoconfiança”, apontou.
Ainda em sua palestra, Duda Riedel detalhou a grande importância de conhecer a si mesmo, resultando em uma profunda força, de forma que, independente do que alguém fale ou insinue, a sua segurança de si o mantenha firme e seguindo em frente.
Múltiplas mãos
O Festival Costume Saudável reuniu mais de 100 atrações e 80 expositores que viram, no evento, a oportunidade de se aproximar do público e investir no futuro, como explica Luana Monteiro, coordenadora de trade marketing da A Iogurteria Nestlé.
“Nós participamos desde a primeira edição, e vemos nesses movimentos uma chance de gerar proximidade e ativar nossas marcas dentro de um evento que conversa totalmente com toda a nossa linha saudável. Além disso, acreditamos que trazer para o Festival estes nossos produtos gera um vínculo ainda maior com o consumidor”, complementa.
Há 10 anos, o FCS tem o propósito de compartilhar conhecimento e proporcionar experiências para a escolha de hábitos saudáveis. Ao longo de uma década, o evento cresceu significativamente, impactando mais de 400 mil pessoas e doando mais de R$ 400 mil para instituições beneficentes como o Instituto Povo do Mar, Instituto do Câncer do Ceará e Iprede.
Com realização do Mercadinhos São Luiz, o FCS contou com o patrocínio de A Iougurteria Nestlé, Budweiser Zero, Coca-Cola Sem Açúcar e Powerade, DAG e Merchant, Jasmine, Mucilon, Trebeschi e YoPro.