Após a consolidação das suas primeiras Smart Citys Laguna, Natal e Aquiraz, a proptech global, Planet Smart City, lançará, neste mês de outubro, mais uma cidade inteligente no Ceará. Nominada Smart City Praia Bela, o novo empreendimento tem investimento de R$110 milhões e Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 250 milhões. Com a construção já planejada nos próximos 3 anos de 735 casas, a cidade será construída na CE-040, km 36, no município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza.
“A escolha da cidade de Aquiraz não é à toa. A Smart City Praia Bela será estabelecida em uma área de grande desenvolvimento e super bem localizada. Fica apenas 20 minutos da capital e 25 minutos do maior parque aquático da América Latina, além de ser próximo das principais praias do Ceará. É uma ótima oportunidade de moradia e de investimento ligado à valorização do lote”, afirma Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no país.
O projeto contempla ainda cerca de 50 soluções inteligentes como por exemplo: pavimentação drenante, iluminação pública inteligente, banco de mudas, hub de inovação, bicicletas compartilhadas, CoWorking, aplicativo gratuito do bairro – Planet App – , Wi-Fi grátis em seu Hub de Inovação – espaço coletivo de integração dos moradores com cinema gratuito, oficinas, ateliê e espaço cultural com livros – , banco inteligente com tomadas para carregadores de celular, entre outros.
“Uma forma de morar diferente, com qualidade de vida, infraestrutura de alto padrão, tecnologia ao alcance de todos, preços competitivos e investimento em uma das melhores localizações da região, além da vizinhança de segunda residência, são os grandes diferenciais e atrativos do Planet Smart City Praia Bela”, comenta Susanna.
O projeto do empreendimento também deve beneficiar a mobilidade urbana da região. A Smart City Praia Bela dará acesso às praias do município de Aquiraz, como Iguape, Barro Preto e mais. “Com a abertura de uma nova rua na Smart City, moradores e público em geral poderão encurtar o caminho até as praias belíssimas da região”, declara a CEO.
Ainda de acordo com Susanna, a entrega dos lotes da primeira fase da cidade inteligente está prevista para junho de 2026.
Cidade inteligente
Infraestrutura de alto padrão e uma plataforma tecnológica são critérios para uma cidade ser considerada ‘smart’, e é por meio desses dois conceitos que são criadas ainda as comunidades inteligentes. Morar em uma Smart City é participar ativamente da vida da cidade, de novas experiências ou modelos renovados de vida, na qual todos unidos constroem uma cidade mais segura e sustentável.
As pessoas são o centro de tudo nos projetos da Planet Smart City. A partir do envolvimento e da educação dos moradores é possível o desenvolvimento das sociedades. A cidade inteligente torna-se um lugar no qual as pessoas encontram soluções inovadoras, que incentivam comportamentos virtuosos que podem ser transmitidos para as gerações futuras. Uma nova forma de morar, economicamente e socialmente mais sustentável.