O envelhecimento é um processo natural da vida, contudo, traz preocupação para muitas pessoas que têm o receio de enfrentar limitações físicas e sociais. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia é que até 2060 o Ceará tenha uma população com mais 3 milhões de idosos, hoje são cerca de 1,2 milhão de pessoas com mais de 60 anos no Estado. Neste cenário, os serviços públicos precisam estar cada vez mais preparados para oferecer qualidade de vida e suporte para este público.
Com esse objetivo, a Estação da Luz está com a segunda edição do projeto Estação das Águas, que oferece atividades culturais e esportivas para pessoas acima dos 60 anos que buscam se manter saudáveis, independentes e em constante socialização. Com aulas de hidroterapia, hidroginástica e pilates, são mais de 300 vagas disponibilizadas, ressaltando a ampliação do projeto que na primeira edição atendeu 80 pessoas.
As aulas são ofertadas gratuitamente de segunda a sexta-feira com cerca de 8 alunos por turma, que recebem todo o acompanhamento de profissionais especializados.
“Estamos imensamente felizes com a nova edição do Estação das Águas, por aumentar a capacidade de atendimento e suporte para a população idosa da região. A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental na “melhor idade”, promovendo uma vida mais independente e ativa. Investir em atividades para os idosos não é apenas uma opção, mas uma necessidade para promover uma vida saudável e feliz na terceira idade”, compartilha Mariana Holanda, coordenadora do projeto.
Estação da Luz
A Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, sediada em Eusébio-CE, com atuação local e nacional, criada por um grupo de voluntários que assumiu a missão de desenvolver projetos sociais nas áreas de Educação, Cultura e Esporte. Com 20 anos de atuação, a instituição atende mais de mil pessoas, com foco na transformação social por meio da educação, esporte e cultura.
A instituição tem como missão o fortalecimento de uma cultura de paz, fraternidade e solidariedade, por meio da Educação em Valores Humanos (EVH), que são universais: Amor, Paz, Não-violência, Retidão e Verdade. Seu objetivo principal é oferecer oportunidade de desenvolvimento humano e intelectual a crianças, adolescentes, jovens e adultos.