A apresentação, gratuita, acontece no dia 26 de outubro (quinta-feira), às 17h, na calçada do equipamento.
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 26 de outubro (quinta-feira), às 17h, na Calçada, “Mulambo”, espetáculo que celebra os 20 anos do Grupo Garajal, de Maracanaú.
O grupo traz como proposta a apresentação do seu mais novo trabalho, que surge como produto resultante do laboratório de pesquisa em teatro do Centro Cultural Bom Jardim, do ano de 2022. E também propõe comemorar junto ao público, no mês de aniversário do grupo (outubro), seus 20 anos de atividades ininterruptas no estado do Ceará.
O Garajal, que ao longo de seus 20 anos de trabalho com o Teatro de Rua Popular como diálogo direto e político com o público e a cultura popular, carregada na sua estrutura de encenação e em seus participantes, e tendo principalmente o espaço da rua como meio desse diálogo e uma forma de retroalimentação artística para seus trabalhos, traz todos esses elementos para seu mais novo espetáculo.
Estabelecendo aí, além de uma experimentação estética não petrificada de conceitos, métodos, princípios, preconceitos e ordens, a possibilidade de jogo, de comunhão com novas experimentações, questionamentos, pensando nessa própria “borradura” de fronteiras entre as linguagens que a arte nos possibilita hoje alcançar.
Tendo um carrinho de feira como um ponto de encontro, os atuantes/performers, se encontram e começam a se vestir com os “mulambos” que são encontrados em feiras. Depois de prontos partem em um cortejo pela rua até certo ponto.
E pensamos a arte e o artista fora desse lugar de santificação, pureza de justificativa e detentor pleno desse poder de transformação, proporcionando um encontro entre indivíduo/artista/público agregando um poder participativo na execução dessa manifestação artística.
SERVIÇO
Grupo Garajal 20 Anos apresenta: “Mulambo”
Quando: dia 26 de outubro (quinta-feira), às 17h
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Duração: 50min
Classificação: Livre
Gratuito