Dando continuidade às apresentações de projetos musicais autorais de artistas cearenses selecionados na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, via programa Polifonias, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta sexta-feira (22), a partir das 19h30, uma instigante sequência de shows no Anfiteatro Sérgio Motta: o grupo AfroKaos, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, e a banda de art-rock cearense Procurando Kalu, com “Kalu parado frente ao corpo”. Com duração de 60 minutos cada, as apresentações são gratuitas e livres.
“Manifesto AfroKaos” é fruto de uma pesquisa realizada no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, um dos espetáculos de música que integrou a edição de 2023 da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI 10). Consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.
Já “Kalu parado frente ao corpo”, é um álbum-levante lançado em 2022, produzido em colaboração com o Instituto Mangaio Cultural – Paulo Saburá/Engenheiro de Gravação – e o Estúdio El Shaka – Guilherme Mendonça/Engenheiro de Mix, resultado de pesquisas e experimentações da linguagem musical, atreladas à performance e às manifestações culturais presentes no sertão norte do Ceará, que evoca a memória em uma perspectiva coletiva e afirma o sertão e o Nordeste como plataforma de transição para futuros encantados.
Sobre as atrações
Banda AfroKaos
Formada por integrantes do coletivo Selo do Século, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, o coletivo propõe uma performance sonora e visual afrodiaspórica com estética afro surreal, que usa de elementos descartados no cotidiano das grandes metrópoles, lixos e sucatas ressignificando e criando possibilidades sonoras advindas de instrumentos não convencionais de baixo custo e alto impacto.
Procurando Kalu
Banda de Art-Rock Cearense criada em 2013 na cidade de Sobral/CE e que desde 2015 circula em festivais e plataformas já consolidadas na cena artística nacional, como Maloca Dragão, Grito, Mostra AMP (Festival Pré-AMP – Recife/PE), Feira da Música de Fortaleza, Ponto.CE, Porto Dragão Sessions (Hub Cultural Porto Dragão/Music Box Brasil/TVC) e Cultura Livre (TV Cultura).
Experimentando as ruas e suas penumbras, a banda cria e recria o tempo todo, mesclando diversas linguagens e apresentando-se em um trabalho híbrido, que leva suas existências e urgências para o palco, rua, becos e calçadas. Dessa forma, tem como combustível principal os encontros.
Com o projeto “Kalu Parado Frente ao Corpo”, surge como um convite que brada a luta, a fim de que possamos vislumbrar o amanhã através de nossas lendas passadas e presentes. Kalu aqui se faz lenda, lança, cavalo, galho, fumaça, espelho e abre desvios em seu trajeto para ser holograma, corpo-sertão, fluido, cabeça-de-fita, azulão, urubu-rei, clepsidra-cachoeira que encontra outras formas de trafegar, levitar e dançar à deriva, delirantes no espaço tempo – fazendo agrupamentos e afirmando o sertão e o nordeste como plataforma de transição para futuros encantados.
Sobre o Cena Ocupa
Em sua segunda edição, a convocatória seleciona projetos para ocupar os espaços do Dragão do Mar entre julho de 2023 e março de 2024. Com investimento aproximado de R$ 500.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão, a partir de um instrumento democrático de ocupação e difusão da cena cultural cearense.
Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço: [Cena Ocupa / Polifonias] Shows das bandas AfroKaos, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, e Procurando Kalu, com “Kalu Parado frente ao Corpo”
Data: 22 de setembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre, sujeito a lotação.