O Cinema do Dragão abre mais uma cine semana com dupla estreia. A partir desta quinta-feira (21), entram em cartaz ‘Elis & Tom, só Tinha que ser com Você’ (Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay) e ‘Adeus, Capitão’ (Vincent Carelli e Tita). A programação comemorativa dos 10 anos do Cinema do Dragão, “Rememorações” encerra neste domingo (24), com a exibição gratuita dos filmes ‘Matar ou Correr’ (Carlos Manga) e de ‘O Céu de Suely’ (Karin Aïnouz).
Continuam em cartaz: o filme ‘Oldboy’, clássico do cinema coreano dirigido por Park Chan-wook (‘Decisão de Partir’, ‘A Criada’, ‘Mr. Vingança’), em versão remasterizada e restaurada em 4k; o documentário ‘Retratos Fantasmas’ (Kleber Mendonça Filho), consagrado com filmes como ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’; ‘Passagens’ (Ira Sachs), aclamado na última edição do Festival de Berlim e no Festival de Sundance; ‘Para Onde Voam as Feiticeiras’ (Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral), que reúne sete artistas que performam nas ruas da cidade de São Paulo e interagem coletivamente; ‘Lobo e Cão’ (Cláudia Varejão), primeiro longa de ficção da diretora portuguesa, premiado no Festival de Veneza; ‘Estranha Forma de Vida’ (Pedro Almodóvar), protagonizado por Pedro Pascal e Ethan Hawke; a ficção científica e comédia ‘Asteroid City’ (Wes Anderson), que teve sua estreia na última edição do Festival de Cannes; ‘Ithaka – A Luta de Assange’ (Ben Lawrence), documentário dirigido pelo inglês Ben Lawrence e produzido pelo irmão de Assange que mostra a batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho; e ‘Mirante’ (Rodrigo John), filme entre o documental e o experimental que reúne imagens filmadas durante 11 anos através da janela do apartamento do diretor.
Os ingressos para as sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo, podendo ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-
As estreias
Na sala 1, o documentário ‘Elis & Tom, só Tinha que ser com Você’, dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (‘Os Doces Bárbaros’) traz imagens inéditas, gravadas em 16mm, que registram a gravação do disco histórico que reuniu Elis Regina e Tom Jobim, em 1974. Através de arquivos e entrevistas, o espectador é levado por uma viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. O longa foi premiado na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido no Marché du Film do Festival de Cannes, em 2023.
Na sala 2, ‘Adeus, Capitão’, dirigido por Vincent Carelli e Tita, encerra a trilogia indigenista iniciada com ‘Corumbiara’, em 2009, seguida por ‘Martírio’, 2017, com direção de Carelli em parceria com Tatiana Almeida (Tita) e Ernesto de Carvalho. Filmado entre 1987 e 2019, o longa narra a saga do grande chefe, o Capitão Krohokrenhum, do povo indígena Gavião, no sul do Pará. Narrado pelo próprio diretor, o filme traz não só um retrato sensível e próximo do líder que dedicou sua vida à luta pela dignidade Gavião, mas também apresenta uma reflexão decisiva sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil.
Sessões gratuitas
Encerrando o projeto “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”, programação especial que celebrou uma década de atividades do Cinema, aos domingos de setembro, neste domingo (24), o Cinema do Dragão realiza uma edição especial do projeto “Cinema com Tapioca”, em homenagem ao seu idealizador Franzé Santos. Nome ativo do cenário do audiovisual no Ceará, Franzé foi o criador do programa de exibição que privilegiava produções cinematográficas que marcaram época nas décadas de 1940 a 70, nas manhãs de domingo, no Dragão do Mar. A programação se consolidou como um ambiente de encontro, prestigiado, principalmente, por pessoas idosas. Nesta re-edição, realizada com apoio do Café é uma Fruta, café que ocupa a antessala da sala 2 do Cinema do Dragão, as pessoas participantes da sessão poderão participar, gratuitamente, de um delicioso café da manhã. Em parceria com a Cinemateca Brasileira, será exibido ‘Matar ou Correr’ (1954), de Carlos Manga. O filme é um faroeste de comédia, estrelado por Grande Otelo e Oscarito. O acesso é gratuito, sujeito à capacidade da sala.
Também na sala 2, às 19h30, o Cinema do Dragão apresenta sessão especial do filme ‘O Céu de Suely’, dirigido por Karim Aïnouz, que será projetado em película de 35mm. Lançado em 2006, a narrativa ficcional se passa em Iguatu, no interior do Ceará, e conta a história de Hermila no seu desejo de sair da cidade natal rumo ao sudeste do país. A sessão é gratuita, mas o convite deve ser retirado na bilheteria do Cinema, no domingo (24), a partir das 14h.
Acessibilidade da grade
O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.
PROGRAMAÇÃO
ELIS & TOM, SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ (Brasil – 2023) – Estreia
Direção: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay // 100 min // Livre // O2 Play
Sinopse: Duas grandes estrelas da música brasileira se reúnem em Los Angeles para gravar o álbum que se tornou um clássico. Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 21/09 – 19h50
Sexta 22/09 – 20h
Sábado 23/09 – 20h
Domingo 24/09 – 20h
Terça 26/09 – 20h
Quarta 27/09 – 20h
ADEUS, CAPITÃO (Brasil – 2023) – Estreia
Direção: Vincent Carelli e Tita // 175 min // 12 anos // Papo Amarelo/Vídeo nas Aldeias
Sinopse: O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS. Finalizado após a partida do Capitão, o filme é a devolução póstuma destes registros. Krohokrenhum deixa sua sombra e conduz, em canto solo, as novas gerações.
Sala 2 – Sessões:
Quinta 21/09 – 18h
Sábado 23/09 – 18h
Domingo 24/09 – 16h
Quarta 27/09 – 18h
RETRATOS FANTASMAS (Brasil – 2023) – 4ª semana
Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 21/09 – 18h
Sexta 22/09 – 18h10
Sábado 23/09 – 18h10
Domingo 24/09 -18h10
Terça 26/09 – 18h10
Quarta 27/09 – 18h
PARA ONDE VOAM AS FEITICEIRAS (Brasil – 2023) – 4ª Semana
Direção: Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral // 89 min // 14 anos // Descoloniza Filmes
Sinopse: Para onde voam as feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 21/09 – 14h
Sábado 23/09 – 13h40
Terça 26/09 – 13h40
PASSAGENS (França/Reino Unido – 2023) – 4ª Semana
Direção: Ira Sachs // 92 min // 18 anos // O2
Sinopse: O casamento de Tomas e Martin entra em crise quando Tomas começa impulsivamente um caso apaixonado com a jovem professora Agathe. Mas quando Martin também começa um caso, Tomas deve enfrentar decisões de vida que ele pode não estar preparado ou disposto a enfrentar.
Sala 1 – Sessões:
Sexta 22/09 – 13h40
Domingo 24/09 – 13h40
Terça 27/09 – 13h40
OLDBOY (Coréia do Sul – 2003) – 2ª Semana
Direção: Park Chan-wook // 120 min // 18 anos // Pandora Filmes
Sinopse: Oh Dae-Su (Choi Min-sik), um bêbado que depois de levado para a prisão, e libertado por um amigo, acaba sequestrado em uma noite chuvosa em 1988, e acorda em um estranho quarto de hotel sem janelas. Mantidos em cativeiro por uma razão desconhecida, os captores invisíveis de Oh Dae-Su o alimentam e o mantêm sistematicamente sedado para evitar o suicídio, fornecendo apenas uma televisão colorida para lhe fazer companhia. E depois de quinze anos, Dae-Su ganha a liberdade. Agora, seus sequestradores impiedosos encorajam Oh Dae-Su a rastrear os responsáveis pelo misterioso sequestro e, finalmente, obter sua vingança contra o algoz desconhecido. No entanto, quem odiaria tanto Oh Dae-Su a ponto de negar-lhe uma morte rápida e limpa.
Sala 1 – Sessões
Sexta 22/09 – 15h40
Sábado 23/09 – 15h40
Domingo 24/09 – 15h40
Terça 26/09 – 15h40
LOBO E CÃO (Portugal / França – 2022) – 3ª semana
Direção: Cláudia Varejão // 111 min. // 14 anos // Ficção // Filmicca
Sinopse: Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e pelas tradições. É a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Ana percebeu cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, seu melhor amigo queer que gosta tanto de vestidos quanto de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo com ela os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do horizonte.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 21/09 – 15h50
Quarta 27/09 – 15h40
ESTRANHA FORMA DE VIDA (Espanha / França – 2023) – 2ª Semana
Direção: Pedro Almodóvar // 82 min // 14 anos // O2 Play/Mubi
Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.
Sala 2 – Sessões
Quinta 21/09 – 16h10
Sexta 22/09 – 17h50
Sábado 23/09 – 16h10
Domingo 24/09 – 14h
Terça 26/09 – 17h50
Quarta 27/09 – 16h10
ITHAKA – A LUTA DE ASSANGE (Austrália / Reino Unido – 2021) – 3ª semana
Direção: Ben Lawrence // 106 min. // 12 anos // Documentário // Pandora
Sinopse: A batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho.
Sala 2 – Sessões:
Sexta 22/09 – 14h
Terça 26/09 – 14h
MIRANTE (Brasil – 2019) – 3ª semana
Direção: Rodrigo John // 78 min. // 14 anos // Lança Filmes
Sinopse: O documentário retrata a jornada de um jovem que, ao longo de 11 anos, desenvolve o hábito singular de observar e admirar pessoas desconhecidas nas ruas do centro de uma cidade. Através da janela de sua casa, ele captura momentos corriqueiros que, de alguma forma, encapsulam a essência da vida urbana. O filme se desenrola nesse cenário enquanto o Brasil atravessa transformações políticas significativas, reabrindo antigas feridas sociais em meio à virada política.
Sala 2 – Sessões:
Sexta 22/09 – 16h10
Terça 26/09 – 16h10
ASTEROID CITY (EUA – 2023) – 4ª Semana
Direção: Wes Anderson // 105 min // 14 anos // Universal
Sinopse: Asteroid City, novo filme do diretor Wes Anderson, se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Em uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, o caos se instala à medida que ocorrem eventos capazes de mudar o mundo.
Sala 2 – Sessões:
Quinta 21/09 – 14h
Sexta 22/09 – 19h40
Sábado 23/09 – 14h
Terça 26/09 -19h40
Quarta 27/09 – 14h
REMEMORAÇÕES 10 ANOS – CINEMA DO DRAGÃO
MATAR OU CORRER (Brasil, 1954)
Direção: Carlos Manga // 100 min. // 12 anos
Sinopse: City Down é um pequeno município onde reina a injustiça e a impunidade, graças a atuação de Jesse Gordon, o ‘bad-man’ da cidade. Mas a situação se transforma quando Humphrey e Bogart, por um acaso, prendem o bandido, para logo em seguida serem nomeados xerifes do local. Mas tudo se complica quando Jesse Gordon escapa da prisão, prometendo vingança. Porém, com ajuda de Roy Lawton, o facínora é preso novamente.
Sala 2 – Sessão:
Domingo (24/09) – 9h
O CÉU DE SUELY (Brasil, 2006)
Direção: Karim Aïnouz // 88 min. // 16 anos // VideoFilmes
Sinopse: Hermila viveu 20 de seus 21 anos em São Paulo. Ela retorna à sua cidade no interior do Ceará, levando consigo o filho recém-nascido. Morando agora com a avó, ela espera a volta do marido, que nunca chega. Hermila passa seu tempo fazendo trabalhos estranhos, saindo com amigos, bebendo e dançando. Percebe, finalmente, que seu marido não retornará. A solidão a leva a retomar o relacionamento com um ex-namorado. Mas ela se sente sufocada na cidade pequena. Inspirada por sua nova amiga, a prostituta Georgina, ela cria uma fórmula para ganhar dinheiro. Para se distanciar da família, adota o nome de Suely e inicia uma nova vida.
Sala 2 – Sessão:
Domingo (24/09) – 19h30
Em breve
Nosso Sonho (Eduardo Albergaria)
Sobre o Cinema
O Cinema do Dragão é um cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Serviço: #477 semana de programação do Cinema do Dragão
Período: 21 a 27 de setembro de 2023
Horário: horários diversos a partir das 13h40
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Ingressos da grade regular a R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira)
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)
Vendas na Bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-