Oficina, sessões gratuitas, exibição com trilha ao vivo, pré-estreias, debates, exibições em película e homenagens compõem a agenda comemorativa dos 10 anos do Cinema, com ações gratuitas e promocionais, sempre aos domingos.
No último domingo (3), o Cinema do Dragão, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que dispõe de duas salas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, completou 10 anos de funcionamento. Para celebrar essa trajetória marcante no circuito de exibições em Fortaleza, o Cinema do Dragão iniciou a “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”, uma agenda especial que seguirá aos domingos do mês de setembro, com sessões gratuitas, oficina, pré-estreias, sessões comentadas e com trilha ao vivo, debates, exibições em película, homenagens e retomada de destacados projetos do Cinema.
Segundo o programador e curador do Cinema do Dragão, Fabio Filho, a programação pretende ativar memórias desses 10 anos do Cinema, resgatando projetos como a re-edição do Café com Tapioca, em memória de Franzé Santos, idealizador do programa, e dando continuidade a ações como o programa “Nas Trilhas do Dragão”, que convida artistas a executarem trilhas sonoras ao vivo durante sessões. “O prefixo ‘Re’ no título da programação especial fala, a um só tempo, com o passado e com o futuro, de modo que a programação possa, além de comemorar, construir um lembrar ativo das histórias, pessoas, ações e outros projetos que constituíram essa década no Cinema do Dragão, bem como trazer de volta algumas dessas iniciativas que conquistaram lugar cativo na memória e na afetividade do público do Cinema, ao longo desses anos”, destaca Fabio Filho.
Sobre a programação
Iniciada no último domingo (3), data do aniversário de reabertura das salas do Cinema do Dragão, a programação foi aberta com as exibições gratuitas de ‘Pode me chamar de Nadí’, de Déo Cardoso, apresentado em película de 35mm, e de ‘Onde está Mymye Mastroiagnne?’, obra dirigida por biarritzzz que teve pré-estreia neste dia. Aproximando obras de tempos e temas distintos, a sessão ativou dois suportes de exibição (a película e o digital, através de um filme filmado em celular e no metaverso) e contou com presença dos diretores Déo Cardoso e biarritzzz, da diretora de arte Aura do Nascimento e da atriz Mymye, que participaram de bate-papo com o público.
Em virtude de uma falha técnica temporária, a sessão especial em 35mm do curta ‘Supermemórias’, dirigido por Danilo Carvalho, que deveria ter acontecido neste mesmo dia, foi adiada para outubro, em data a ser confirmada em breve.
A programação segue neste final de semana, dia 10, a partir das 10h, na sala 2 do Cinema do Dragão, com a oficina gratuita “Introdução à projeção – das películas ao digital”, ministrada pelo coordenador de projeção do Cinema do Dragão, André Matos. Somando mais de 24 anos de experiência em projeção, coordenadoria técnica dos principais festivais de cinema do Ceará e formação de técnicos em projeção digital e película, André Matos também faz parte da história do Cinema do Dragão, trabalhando nas salas desde a construção, à época Espaço Unibanco Dragão do Mar, até a reabertura, em 2013, como Cinema do Dragão.
A participação na oficina é gratuita mediante inscrições, que acontecem até 8 de setembro, sendo disponibilizadas 10 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. As pessoas participantes poderão conhecer um breve panorama da história da projeção, as diferenças entre as películas (8, 16 e 35mm) e as formas de projeção, bem como visitar uma cabine de projeção, ver os diferentes projetores e saber mais sobre a rotina de trabalho de um projecionista.
Em seguida, às 20h, por meio do programa “Nas Trilhas do Dragão”, acontece mais uma sessão especial com trilha ao vivo. A exibição de ‘Grande Mistério’, de Thaís Campos, contará com performance ao vivo por Thaís de Campos, Clau Aniz, Vivi Rocha e Irene Bandeira. O acesso é gratuito mediante a retirada de convite na bilheteria do Cinema, no dia, a partir das 14h.
Pré-estreias especiais de Karim Aïnouz
No dia 17, o público poderá conferir duas pré-estreias de Karim Aïnouz com acesso promocional. Com uma relação estreita com o Cinema do Dragão, o cineasta cearense é reconhecido pela sua notória relevância para o cinema mundial. Os longas ‘Nardjes A.’ e ‘Marinheiro das Montanhas’ terão sessões às 17h e 19h. Em fase de finalização das gravações de sua nova ficção no Ceará, Aïnouz participa da programação, em bate-papo com o público após a segunda exibição de ‘Marinheiro das Montanhas’. Os ingressos para as sessões custam R$ 8,00 a meia e R$ 16,00 a inteira, mas quem adquirir o ingresso para a primeira sessão ganhará cortesia para a segunda sessão. As pessoas que anteciparem a compra de acesso à primeira sessão no site Ingresso.Com podem apresentar o comprovante na bilheteria física para receber a cortesia da sessão seguinte. No caso das aquisições realizadas na bilheteria física, a cortesia será entregue no ato da compra.
Selecionado para a faixa de Sessões Especiais do Festival de Cannes 2021, ‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Passado, presente e futuro se entrelaçam e levam o público a um passeio pela história de amor dos pais e memórias de infância do diretor, bem como por fatos como a Guerra de Independência Argelina e os contrastes entre a Argélia e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema, a partir de seus registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8.
Filmado ao longo de um dia com uma câmera de celular, o documentário ‘Nardjes A.’ venceu a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2019 e integrou a seleção do Festival de Berlim, em 2020. O longa acompanha um dia na vida da ativista que batiza o filme, enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes que vão às ruas da Argélia contra o presidente Abdelaziz Bouteflika.
As pré-estreias exclusivas de Ainouz serão seguidas de celebração. Aberta, a Festa do Cinema contará com discotecagem do multiartista Uirá dos Reis.
Homenagem a Franzé Santos
Encerrando a programação comemorativa, no dia 24 de setembro, o Cinema do Dragão presta uma homenagem em memória de Franzé Santos. Nome ativo do cenário do audiovisual no Ceará, Franzé foi o criador do projeto “Cinema com Tapioca”, programa de exibição que privilegiava produções cinematográficas que marcaram época nas décadas de 1940 a 70 e que acontecia nas manhãs de domingo, no Dragão do Mar. A programação se consolidou como um ambiente de encontro, prestigiado, principalmente, por pessoas idosas. Nesta re-edição, realizada em parceria com o Café é uma Fruta, café que ocupa a antessala da sala 2 do Cinema do Dragão, as pessoas participantes da sessão poderão participar, gratuitamente, de um delicioso café da manhã. Será exibido ‘Matar ou Correr’ (1954), de Carlos Manga. O acesso é gratuito, sujeito à capacidade da sala.
Segundo Fabio Filho, além da homenagem ao produtor cultural, a iniciativa resgata uma parceria histórica do Cinema do Dragão com a Cinemateca Brasileira.
Sobre os filmes
GRANDE MISTÉRIO (CE, 2020)
Direção: Thaís de Campos // 30 min // 12 anos
Sinopse: Manuseando imagens da natureza coletadas em diferentes biomas do Ceará, um quarteto de musicistas experimentais amplifica, em imagens e sons, pequenos processos da natureza e as transformações de uma paisagem em outra.
NARDJES A. (Argélia, França, Alemanha, Brasil, 2020) – [Pré-estreia]
Direção: Karim Aïnouz // 80 min. // Gullane
Sinopse: Acompanhando o ativista Nardjes com sua câmera, Karim Aïnouz documenta a cultura da juventude, que está confiante nas ruas para um futuro democrático na Argélia, cuja independência seus pais e avós já lutaram.
MARINHEIRO DAS MONTANHAS (2021) [Pré-estreia]
Direção: Karim Aïnouz // 95 min. // Gullane
Sinopse: Em janeiro de 2019, cineasta Karim Aïnouz decide pegar um barco, cruzar o Mediterrâneo e embarcar em sua primeira viagem à Argélia. Acompanhado pela memória de sua mãe, Iracema, e sua câmera, Aïnouz nos dá um relato detalhado da viagem à terra natal de seu pai; da travessia marítima à chegada às Montanhas Atlas em Kabylia – uma região montanhosa no norte da Argélia – ao seu regresso. Entrelaçando presente, passado e futuro.
Após a sessão haverá conversa com o diretor Karim Aïnouz
MATAR OU CORRER (Brasil, 1954)
Direção: Carlos Manga // 100 min. // 12 anos
Sinopse: City Down é um pequeno município onde reina a injustiça e a impunidade, graças a atuação de Jesse Gordon, o ‘bad-man’ da cidade. Mas a situação se transforma quando Humphrey e Bogart, por um acaso, prendem o bandido, para logo em seguida serem nomeados xerifes do local. Mas tudo se complica quando Jesse Gordon escapa da prisão, prometendo vingança. Porém, com ajuda de Roy Lawton, o facínora é preso novamente.
PROGRAMAÇÃO
10 de setembro
10h às 12h – [Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão] Oficina “Introdução à projeção – das películas ao digital”, com André Matos
Na sala 2 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante inscrições, de 6 a 8/9, bit.ly/introduçãoàprojeção
10 vagas. Duração: 120 min. Classificação: 16 anos.
20h – [Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão / Sessão Nas Trilhas do Dragão] Exibição de ‘Grande Mistério’, de Thaís Campos (CE, 2020 // 30 min. // livre), com performance ao vivo de Thaís de Campos, Clau Aniz, Vivi Rocha e Irene Bandeira.
Na sala 2 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, no dia da sessão, a partir das 14h.
17 de setembro
Pré-estreias de Karim Aïnouz
17h – ‘Nardjes A.’ (2020) na sala 2. Duração: 80 min. Sessão com presença do diretor
‘Marinheiro das Montanhas’ (2021) na sala 1. Duração: 95 min.
19h – ‘Nardjes A.’ (2020) na sala 1. Duração: 80 min.
‘Marinheiro das Montanhas’ (2021) na sala 2. Duração: 95 min. Sessão seguida de bate-papo com o diretor
21h – Festa do Cinema, com Dj-set de Uyrá dos Reis
Em frente à sala 2 do Cinema do Dragão
24 de setembro
9h – [parceria com Café é uma Fruta] Edição especial do “Café com Tapioca” em homenagem a Franzé Santos
Exibição de ‘Matar ou Correr’ (1954), de Carlos Manga
Na sala 2 do Cinema do Dragão
Duração: 100 min. Classificação 12 anos.
Acesso gratuito sujeito à capacidade da sala
Sobre o Cinema do Dragão
O Cinema do Dragão é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o complexo cultural Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Com atividades iniciadas em 1999, as salas do Cinema do Dragão possuem o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital que o tornam o cinema de rua mais charmoso de Fortaleza. É referência em qualidade de programação, com ações regulares de terça a domingo, a partir das 13h40, entre exibições de estreias e clássicos do cinema brasileiro e mundial, além de mostras e debates.
Dispõe, ainda, do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia.
Serviço: “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”
Dias 03, 10, 17 e 24 de setembro de 2023 (domingos)
Horários: diversos
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e promocional