Treinos de musculação requerem cuidados redobrados não só na execução dos exercícios, mas também no manuseio dos aparelhos. Na última semana, o motorista de aplicativo Regilânio da Silva, de 42 anos, sofreu uma lesão na coluna vertebral em um acidente com um equipamento em uma academia em Juazeiro do Norte, no Ceará. Para evitar que acidentes como esse aconteçam, o Prof. Jurandir F. Cavalcante, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Fametro (Unifametro), alerta para a atenção no uso das travas de segurança.

Segundo Jurandir, para o caso das pessoas que treinam com um peso elevado, se o equipamento não estiver totalmente travado ou encaixado como se deve, ele pode soltar pela ação da força das anilhas. “Esse é um cuidado imprescindível porque muitos aparelhos, como o hack e alguns modelos de leg press, assim como outros, usados nos treinos para região inferior ou até superior, ficam com o peso e a plataforma suspensos acima do posicionamento do corpo. Um descuido no manuseio desses equipamentos pode ocasionar sérios danos”, alerta o profissional.

Outra iniciativa para evitar acidentes, segundo o professor, pode partir das academias, como é feito na academia da Unifametro. “Nós usamos avisos em todos os aparelhos para reforçar a necessidade do auxílio de um professor, nem que seja somente para escutar e seguir as orientações, quando for manusear algum aparelho ou implemento como peso. Alguns alunos não sabem ou não têm a técnica para travar corretamente alguns equipamentos”, frisa Jurandir.

As precauções também valem para os momentos de repouso entre um movimento e outro. Jurandir também atenta para o cuidado no uso indevido de implementos ou aparelhos para se escorar ou qualquer outra função que não seja o exercício proposto.

 

Sobre o curso de Educação Física da Unifametro

 

O curso de Bacharelado em Educação Física da Unifametro é ofertado nos campi Fortaleza, Maracanaú e Cascavel. A estrutura curricular da graduação foi concebida com base nas diretrizes legais numa perspectiva inovadora, com ênfase na formação de profissionais qualificados para atuação no âmbito da orientação, acompanhamento, assessoria, supervisão e da pesquisa das práticas envolvendo o movimento humano. O curso tem duração de 8 semestres e é ofertado na modalidade presencial e EaD, nos turnos manhã e noite.