O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), apresentou na manhã desta quinta-feira (29/06), balanço das ações do Legislativo no primeiro semestre de 2023.

 

O encontro teve o objetivo compartilhar os resultados alcançados através das iniciativas, projetos e avanços que têm sido realizados em benefício da cidade e de seus cidadãos nos primeiros seis meses do ano.

 

O presidente Gardel Rolim ressaltou o papel da Casa na contribuição ao Poder Executivo através da aprovação de investimentos destinados ao bem estar da população fortalezense.

 

“Aprovamos na Câmara R$ 2,2 bilhões em empréstimos para a Prefeitura de Fortaleza, para investimentos em infraestrutura e saúde para a população. O prefeito Sarto enviou nesta quarta-feira (28) à Câmara uma mensagem com o objetivo de criar cargos para contratar 217 profissionais de saúde para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Para quem milita na saúde pública é uma grande conquista. Nós aprovamos recentemente 63 novos cargos para saúde mental. Em pouco tempo, em um mês, foram quase 300 profissionais que serão contratados por concurso para atuar na saúde de Fortaleza”, destaca.

 

No primeiro semestre, a Câmara Municipal aprovou 1.143 novas vagas de concursos públicos, sendo 1.000 vagas destinadas para a Guarda Municipal, 63 para a Rede de Atenção Psicossocial, 60 para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e 20 vagas para conselheiros tutelares.

Foram protocolados no departamento legislativo 5.180 matérias, sendo 2.002 em andamento e 477 já concluídas.

 

O presidente Gardel Rolim destacou ainda a criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara dos Vereadores, espaço destinado ao atendimento às mulheres vítimas de violência.

“Votamos nesta quarta-feira (28) a criação da Procuradoria Especial da Mulher que será mais um ponto de escuta e acolhimento às mulheres que são vítimas de violência na cidade”, finaliza o presidente.

Durante o encontro foram destacadas as ações da Casa como a atuação do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider, que realizou, ao longo do semestre, 108 atendimentos, beneficiando cerca de 240 famílias. Para ampliar os atendimentos, está em andamento a seleção pública de novos advogados para atuarem no órgão.

Outro projeto de destaque é o Meu Bairro, Nossa Câmara que realizou 1.272 atendimentos para a população na sua primeira edição, que aconteceu em junho, na Barra do Ceará. A segunda edição acontece no próximo sábado, 1 de julho, no Quintino Cunha. O projeto pretende passar por todas as 12 regionais de Fortaleza.

Para o segundo semestre, o parlamentar pontuou como principais metas o projeto Câmara Digital, que tem o objetivo de tornar o processo legislativo 100% digital, com a informatização e digitalização dos processos da Casa.

Além disso, o presidente Gardel Rolim reafirmou o compromisso de garantir o aperfeiçoamento de vereadores e servidores através da Escola do Parlamento, além da criação do Conselho de Estudos de Assuntos Econômicos e Sociais e do 1º Prêmio de Jornalismo da Câmara Municipal de Fortaleza.