O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) acontece nos dias 8 e 9 de julho, no Anfiteatro do Dragão do Mar.
 

      Circulando por sete cidades cearenses ao longo do mês de julho, a 9ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) chega ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nos dias 8 e 9, com uma ampla e encantadora programação artística de 15 artistas e coletivos do Ceará, de Pernambuco, de São Paulo, do Distrito Federal, e da Argentina, Espanha e Venezuela, que se apresentam no Anfiteatro Sérgio Motta, sempre a partir das 17h. Inteiramente gratuita e livre para todas as idades, a programação contará com tradução em LIBRAS e audiodescrição. Limitado à capacidade do local, o acesso será liberado mediante a retirada de convite, disponibilizada na bilheteria do Teatro Dragão do Mar, uma hora antes do início do Festival.

     Quem abre o final de semana de apresentações é o quarteto argentino Fanfarria Ambulante, que apresenta “La Fabulosa Travesía”. O espetáculo cênico-musical que ecoa as histórias migratórias de nossos avós, recriando a jornada de uma tripulação hilária que viaja de Balkanatolia, um continente imaginário, para a sua terra prometida, a Argentina. Uma navegação musical bizarra, cheia de melodias do velho continente que se fundem com os ritmos da terra prometida, como cúmbia e chamamé.

   Seguindo com o primeiro dia do Festival, a Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (PE) traz “Nordestinados In Circus”, espetáculo circense que, inspirado na poesia de Patativa do Assaré, que dizia: “nordestinos sim, nordestinados não”, exalta a força e a coragem do povo nordestino e a riqueza da cultura da Região, com suas músicas, danças, tradições, particularidades da fala e da culinária.
Logo depois, o também pernambucano Ítalo Feitosa da Silva promete deixar o público vidrado com o número “O Grande Giro da Morte”, a partir do qual reúne movimentos de circo contemporâneo.

    Ainda no sábado (8), em “Sorteio de Palhaçaria”, o palhaço cearense Teretéteu (Caucaia) dará aos espectadores o poder de escolha sobre a sua apresentação. Utilizando balões para interagir com o público e sortear as opções, o palhaço traz mágicas, números arriscados, malabares e chicote, num jogo divertido que leva o público a refletir sobre o dinamismo e a versatilidade do palhaço que se desdobra na vida e na cena.

     Com “Consultora Sili”, a fortalezense Brenda Louise provoca discussões sobre padrão de beleza, consumismo e feminismo na linguagem da palhaçaria. O deboche, a sátira e a ironia são recursos utilizados para vender o produto mais invendável do mundo.

     “A Lira Espacial” exibe mais um talento de Fortaleza: Thalya Belly. A artista apresenta toda a maestria e o encantamento do número de Lira, um dos mais desafiadores números aéreos circenses pois, ao mesmo tempo que a artista desenvolve seus movimentos com graciosidade e leveza, seu tônus, precisão, força, técnica e potência são testados na cadência da música. 

     Fechando a noite de sábado, duas atrações internacionais sobem ao palco do Anfiteatro do Dragão. Representando a Espanha, Tomás Taboada, artista radicado na Europa há vários anos, acompanhado pelo seu caprichoso alter ego “Little Testa”, apresenta o seu universo fantástico, para isso terá que lutar com os cubos, dançar com os diabolôs e subir ao céu em incríveis verticais. No espetáculo “4×4!”, combina atos de circo com improvisação de palhaço e teatro físico. Logo depois, o coletivo Resiliencia Dúo, da Argentina, se apresenta com faixas aéreas e traz um impressionante final de força capilar em “Aerial Straps and Hair Hanging”. 

     O segundo dia começa com mais uma apresentação do grupo Fanfarria Ambulante (Argentina), seguido de duas atrações da terra. O Circo Teatro Pimenta e Rebimbocas, de Fortaleza, traz “Mãe por meia hora”, espetáculo que narra a aventura do palhaço Pimenta, que finge ser a sua própria mãe ao saber da possibilidade de casá-la com um milionário, e a acrobata aérea fortalezense Gabriela Rojas apresenta “Conquista do ar”, número de tecido acrobático inspirado nos movimentos do seu bebê e no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos movimentos humanos.

     Já Esio Magalhães (SP), exibe “Circo do Só Eu”, espetáculo que narra a tentativa de improviso do palhaço Zabobrim, que tenta apresentar sozinho um grande espetáculo, com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, acrobacia e muito mais, após o majestoso Circo do Sol precisar cancelar suas apresentações após um imprevisto.
Quem não for ao primeiro dia do Festival terá nova oportunidade de conferir “O Grande Giro da Morte”, de Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco). Depois, a brasiliense Ana Luiza Bellacosta apresenta “Madame Frôda em: Música Clássica!”. No espetáculo, uma musicista nacional e internacionalmente desconhecida fará sua primeira apresentação em público, com um repertório de músicas clássicas, ou melhor, que ela considera músicas clássicas. Passando por vários estilos musicais, com suas flautas, diverte e interage o público com sua irreverência, sua falta de jeito, sua inabilidade musical com os instrumentos e seu desejo de tocar pela primeira vez uma música clássica ao vivo, tudo junto e ao mesmo tempo. Até o final de sua apresentação muitos problemas aparecerão, o que poderá vir a ser sua última aparição em público.

    Lucía Fernandez, do Resiliencia Dúo (Argentina), retorna ao Anfiteatro no domingo com “Hair Hanging”, mais uma demonstração de sua impressionante força capilar. Após o coletivo, será a vez da Cia Barnabô (SP) trazer “Allegro Andante”, um espetáculo circense festivo e leve composto pelas técnicas de parada de mãos, mão a mão, malabares, pirofagia e bicicleta acrobática, permeado de comicidade e interação com o público. 

     A Cia FloTTant (Venezuela) encerra a programação do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) em Fortaleza com “Flutuando”, espetáculo aéreo que se traduz, na cadência dos movimentos e nos arremessos de corpos no ar, na dinâmica romântica de um casal que trabalha junto – e a construção desta relação no cotidiano.

PROGRAMAÇÃO


08 de julho (sábado)


La Fabulosa Travesía – Fanfarria Ambulante (Argentina) Duração: 45 min.

Espetáculo Nordestinados In Circus – Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco) Duração: 30 min. 

O Grande Giro da Morte – Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco) Duração: 5 min.

Sorteio de palhaçada – Palhaço Tereteteu (Caucaia) Duração: 15 min. 

Consultora Sili – Brenda Louise (Fortaleza) Duração: 20 min.

A Lira Espacial – Thalya Belly (Fortaleza) Duração: 7 min.

4×4! – Little Testa (Espanha) Duração: 40 min.

Aerial Straps and Hair Hanging – Resiliencia Dúo (Argentina) Duração: 8 min.

09 de julho (domingo)


La Fabulosa Travesía – Fanfarria Ambulante (Argentina) Duração: 45 min.

Mãe por meia hora – Circo Teatro Pimenta e Rebimbocas (Fortaleza) Duração: 15 min. 

Conquista do ar – Gabriela Rojas (Fortaleza) Duração: 15 min.

Circo do Só Eu – Esio Magalhães (São Paulo) Duração: 30 min.

O Grande Giro da Morte – Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco) Duração: 5 min.

Madame Frôda em: Música Clássica! – Ana Luiza Bellacosta (Distrito Federal) Duração: 15 min.

Hair Hanging – Lucía Fernández (Argentina) Duração: 8 min.

Allegro Andante – Cia Barnabô (São Paulo) Duração: 30 min.

Flutuando – Cia FloTTant (Venezuela) Duração: 6 min.

Sobre o Festival 


O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), e parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM). Agradecimentos: Enel.

Serviço: 9º Festival Internacional de Circo do Ceará no Dragão do Mar
Período: dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo)
Hora: 17h
Local: Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do Teatro Dragão do Mar, uma hora antes
Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara.
Mais informações: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.