No Brasil, o mercado de coworkings cresceu bastante nos últimos anos. De 2019 a 2023, a quantidade de espaços de trabalho compartilhados obteve um crescimento 63%, chegando ao atual número de 2.443 coworkings espalhados pelo país (Censo do Coworking, Woba). A pandemia mudou a dinâmica de trabalho de todo o mundo, o que impulsionou o mercado de coworkings no Brasil, equiparando o serviço local com o de outros países em que o modelo de negócio já era conhecido há pelo menos 15 anos.
Nesse contexto, também surgiram diversos tipos de coworkings que apresentaram crescimento. Entre eles, estão aqueles especializados em nichos, como advocacia, marketing e contabilidade. Matheus Brito, sócio-diretor da Unijuris — coworking para advogados pioneiro no Ceará — explica que o segmento também foi impactado positivamente, principalmente após o período pandêmico da COVID-19. “As pessoas desenvolveram uma necessidade de ter mais flexibilidade no trabalho e também conheceram os diferentes formatos de trabalho existentes, inclusive aqueles que oferecem um melhor custo-benefício, como é o caso dos escritórios compartilhados. A Unijuris é a prova que o advogado não precisa ter um escritório tradicional para ser benquisto. Atuando em um coworking de nicho ele dispõe de um espaço completo e uma equipe para ajudá-lo, pagando apenas pelo tempo que utilizar e ainda incrementa seu network conhecendo outros profissionais”, reforçou Matheus.
A pesquisa revela que as conexões entre pessoas são o principal motor dos coworkings: 39,6% dos clientes entram nesses espaços motivados pela busca de uma comunidade. Em seguida, vem a motivação financeira, com 38% buscando redução de custos em comparação com o aluguel do escritório convencional. “Na Unijuris, os advogados que entram ficam muito contentes com a possibilidade de conhecer outros profissionais e firmar parcerias. Sem dúvidas, a facilidade de ter a estrutura de um grande escritório à sua disposição pagando apenas pelo tempo que utilizar também é um atrativo essencial para o cliente hoje escolher um coworking”, disse.