Há mais de 10 anos no Grupo Boticário, a executiva atuou no último ano como Diretora de Branding e Comunicação do Boticário e de Quem Disse, Berenice? e, agora, assume a comunicação das demais marcas do conglomerado

 

Reafirmando o protagonismo feminino na comunicação de suas marcas, o Grupo Boticário comunica Marcela De Masi como nova Diretora Executiva de Branding e Comunicação. Há mais de 10 anos na empresa e com experiência em Planejamento Estratégico de marcas, Negócios, Digital e Relações Públicas, a profissional que, até então, liderava o branding e a comunicação de Boticário e Quem Disse, Berenice?, passa a abraçar todas as marcas do maior ecossistema de beleza nacional: O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, Beleza na Web, O.U.I, Australian Gold, Bio Oil e as recém-chegadas Dr. Jones e Truss.

Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcela ingressou no Grupo Boticário em 2012 como Analista de Branding Sr. do Boticário e, evoluiu na carreira passando a consultora de branding de Boticário, gerente de inovação de marcas de cuidados pessoais e cabelos, gerente de business quando saiu de licença maternidade e voltou promovida a Gerente Sênior de Branding e Comunicação da marca. Ao longo dessa jornada, a profissional acumulou experiências que vão desde a criação e precificação de um produto até  gerenciamento de projetos de comunicação e conteúdo.

Para Marcela, assumir a posição de diretora executiva é uma das maiores oportunidades da sua carreira até o momento. “Estou extremamente animada com o novo desafio. Receber um reconhecimento como este, principalmente vindo de uma empresa como o Grupo Boticário, que olha para seus talentos, valoriza e nos impulsiona a sermos cada dia melhores, é sem dúvida um grande passo de carreira”. A executiva terá entre seus desafios o entendimento do universo individual de cada marca, ao mesmo tempo que entende como esse ecossistema pode se complementar estrategicamente, entregando valor pro negócio e pro consumidor. “Aprofundar a conexão de cada marca com seu público, território e linguagem, mas entender como a combinação intencional dessas partes gera valor para o negócio e para o consumidor é o que fará a diferença nessa jornada. Afinal, muito mais do que simplesmente comunicar, queremos conversar, conhecer e estabelecer vínculos reais com os nossos consumidores e cada vez mais gerar vantagem competitiva enquanto grupo de beleza”, afirma.

Pontos relevantes priorizados e já trabalhado na agenda de Marcela nas marcas que liderava  e que, agora, será ampliado para as demais é a consciência do papel social de cada uma e inovação.Desempenhar um papel junto aos seus públicos, fortalecendo debates e criando campanhas e produtos que deixem um legado para sociedade, muito além da venda é fundamental. “Vimos movimentos como o ‘Diversa Beleza’, falando de beleza sem estereótipos; nos 45 anos da marca Boticário, com a abertura da conversa sobre etarismo; em Quem Disse, Berenice, fomos disruptivos ao falar sobre o dia do orgasmo. Já Eudora tem um tema mestre importantíssimo sobre a Síndrome da Impostora e a vulnerabilidade feminina. Não podemos esquecer das ações de carnaval desse ano que trouxeram áreas especiais dedicadas à Pessoas com Deficiência,Nosso avanço na jornada games impulsionando o cenário e nosso movimento desbravando a Inteligência Artificial, entre tantas outras ações. Temas que me deixam orgulhosa por pertencer e agora poder expandir”, comenta.

“Coragem e comunicação de impacto são a base para levantar reflexões relevantes, abrir conversas e estimular mudanças. Entendo que exatamente por isso a área de comunicação e branding está cada dia ganhando mais  espaço no Grupo, com ousadia, estratégia e ação. Daqui para a frente pretendo trazer um olhar ainda mais profundo sobre as pessoas, suas motivações e paixões, com dinamismo para acompanhar movimentos sociais e culturais no pulso, trazendo para a sociedade mais do que histórias sobre o que marcas já fizeram até o momento e tudo que ainda farão, mas sendo ainda mais profundos na relação com nossos consumidores, mais assertivos e coerentes com o nosso discurso e com a velocidade que a vida acontece”, finaliza.

 

SOBRE AS MARCAS

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.

No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantil. Hoje a marca conta com um portfólio com mais de 600 SKUs. Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

Beleza na Web é a maior plataforma digital de beleza no Brasil, com um vasto portfólio de marcas exclusivas que vai desde produtos para cabelo e corpo, até perfumaria e maquiagem, além de itens para o bem-estar sexual, casa, pet e saúde.  A empresa ainda possui uma seção exclusiva para profissionais do mercado chamada Beleza na Web Pro e um blog denominado “Loucas por Beleza”, que é considerado referência no setor. A marca reflete a evolução da plataforma e dos consumidores, reforçando o papel de facilitador da beleza, com intuito de potencializar e fazer parte de uma jornada de descobertas.

Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004. Está presente em mais de 35 mil pontos de vendas espalhados por todas as regiões do país e conta um portfólio completo de produtos para maquiagem, esmaltes, pincéis e acessórios. Antenada nas grandes tendências, Vult é uma das marcas líderes no mercado de beleza no Brasil com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade a preços acessíveis. Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos 10 maiores varejistas do Brasil.

Há 30 anos no mercado, a marca americana surgiu no ramo de protetores solares se inspirando no estilo de vida australiana e de seus nativos. Presente em 125 países e desde 2008 no Brasil, a Australian Gold é a única marca que oferece bronzeado somado à proteção solar, com uma fragrância exclusiva. O objetivo da marca é convidar seus consumidores a aproveitar a vida e colecionar experiências debaixo do sol com a pele protegida e bronzeada. Desde 2017, e pela primeira vez, os produtos Australian Gold são fabricados fora da sua sede nos Estados Unidos. A produção brasileira dos produtos é de responsabilidade do Grupo Boticário.