A cada período há mudanças agregadoras nos espaços físicos de escritórios e locais de trabalho que podem torná-los mais atrativos e aconchegantes. O momento de pandemia que vivemos nos últimos anos forçou pessoas e empresas a modificarem espaços menos frequentados e a darem nova utilidade a outros, trazendo uma reformulação para ambientes. O sócio-diretor e administrador da Unijuris, Matheus Brito, separou algumas dicas para empresários e profissionais autônomos, como advogados, por exemplo, que desejam repaginar o seu ambiente.

1 – Coworking de nichos
O coworking, mais conhecido como escritório inteligente, traz tudo o que o empreendedor ou empresa precisa em apenas um lugar. Segurança, melhor custo-benefício, espaço completo para atender o cliente, mas o que cresceu e chegou como diferencial no coworking durante a pandemia foram os escritórios inteligentes voltados para um nicho específico. “Um exemplo é o coworking para advogados, onde esse profissional tem o espaço adequado para atender sua clientela, com endereço fiscal e toda a estrutura e serviços de um escritório gastando apenas pelo tempo que utilizar. Além disso, é um excelente espaço para fazer network, já que todas as pessoas que estão ali são da mesma área que você”, explicou Matheus Brito.

2 – Escritórios em residências
Aquele espaço em casa que era subutilizado, pode tornar-se um escritório na comodidade de casa. Empresas e empreendedores que passaram a viver do Home Office encontraram em espaços dentro de casa um conforto para realizar as atividades do dia a dia. “Existem alguns questionamentos sobre esse modelo de escritório como, por exemplo, quando o empresário ou profissional autônomo precisar de uma reunião com o cliente, como ele irá fazer? Nós indicamos o coworking, como citamos acima. Mas, de maneira geral, para quem trabalha 100% Home Office, sem tantas reuniões presenciais, essa opção funciona bastante”, disse Matheus.

3 – Experiência inspiradora
Existem espaços que também buscam gerar uma experiência inspiradora para o visitante. Seja no layout, no atendimento, na tecnologia ou até mesmo na forma de servir o cafezinho, o cliente que adentra ao local precisa se sentir acolhido e valorizado, enquanto a empresa exprime a sua identidade única. Isso acontece, por exemplo, em restaurantes, hotéis e certas lojas de roupas que inovam no atendimento. Também é exemplo de experiência inspiradora o coworking que é específico para um determinado nicho, pois o cliente vai se sentir no seu “habitat natural”. “Na Unijuris, por exemplo, por termos um público específico, que são os advogados, conseguimos proporcionar a experiência de estar realmente em um escritório de advocacia”, disse Matheus.