‘Afrolab Preta Poupa’ é uma parceria inédita que oferece mentoria para empreendedores negros e indígenas; Inscrições poderão ser feitas até 31 de julho
A XP Inc. se junta a PretaHub, hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, para o lançamento do Afrolab Preta Poupa, programa para apoiar, promover e impulsionar o afroempreendedorismo e a educação financeira para os empreendedores no Brasil. Por meio da parceria inédita, será oferecida uma jornada de aceleração que inclui uma imersão de 6 dias e um ciclo de mentorias para 100 empreendedoras e empreendedores negros e indígenas de todo o país. As inscrições vão de 15 até o dia 31 de julho.
O Afrolab Preta Poupa oferece suporte e capacitação de negócios através de uma metodologia própria construída por especialistas em educação financeira da XP Inc. e profissionais financeiros do Bioma PretaHub em um processo de co-criação. Desta forma, o programa envolve pilares de educação empreendedora e financeira desde a gestão financeira pessoal até o planejamento financeiro do negócio. Com duração de 6 dias em uma jornada online multidisciplinar, os participantes poderão acessar conteúdos em plataforma digital, participar de salas ao vivo, de grupos de interação e receber atendimentos individuais.
“Levamos toda a nossa expertise no mercado financeiro para potencializar o afroempreendedorismo e a empregabilidade no país, além de democratizar o acesso à educação financeira. Além disso, nos conectamos, em um processo de construção conjunta, com instituições que já possuem ações sólidas para instrumentar e empoderar empreendedores negros, como a Feira Preta”, declara Ana K Melo, head de Diversidade e Inclusão da XP Inc.
Os conhecimentos abordados durante o programa se desdobrarão em conteúdos úteis para todos os empreendedores como: ebook com dicas para uma gestão mais assertiva para o negócio, incluindo glossário dos principais temas que orbitam o universo das finanças; Podcast e Web série com episódios sobre os temas que permeiam o ecossistema financeiro; e o Preta Poupa Fest (festival de conteúdos) que contará com a participação de influenciadores especialistas, por meio de talks e workshops de ambos os segmentos. Além disso, cada empreendedor receberá acompanhamento dos profissionais das áreas jurídica, contábil, comunicação e marketing, e psicologia do Bioma PretaHub.
“A XP Inc. trouxe para nós o tema da educação financeira e, a partir disso, construímos juntos a metodologia do Afrolab com o intuito de levar a jornada da educação empreendedora em uma perspectiva de: saúde, educação e gestão financeira. O programa prevê troca de experiência, saberes e o conhecimento técnico e empírico, através de diálogos e processos de aprendizados mútuos, com propósito de influenciar na tomada de decisão, para atingir os objetivos desejados”, explica Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta.
Para participar do Afrolab Preta Poupa, os empreendedores interessados precisam estar à frente de negócios já estabelecidos no mercado e se inscrever através desse link https://lp.pretahub.com/
Sobre a XP Inc.
A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse o site https://www.xpinc.com/
Sobre o PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais no site.