A fim de discutir os impactos e as perspectivas do mercado cultural pós-pandemia, a produtora Pólobh, com apoio do Sesc em Minas, realizará nesta quinta (15) e sexta (16) o ciclo de debates on-line “Amanhãs: Diálogos sobre o mercado cultural – O futuro das artes pós-pandemia”. Integrado por gestores e produtores culturais de várias regiões do Brasil em quatro painéis, o evento contará com a participação da superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura, Natasha Faria, que compartilhará os desafios e ressignificações das experiências do centro cultural no período da pandemia. Todos os painéis são gratuitos, com acesso mediante inscrições no site da Sympla.

Programação

 

DIA 1 – 15 de abril (quinta-feira)

AMANHÃ 1 – A ERA DOS FESTIVAIS

De 09h às 11h00

Painel visa refletir sobre os festivais, eventos dedicados à reunião e difusão das artes pelo Brasil, e as mudanças inerentes para sua continuidade e olhar para as perspectivas múltiplas e os novos formatos possíveis de desenvolvimento do fazer. Como reelaborar os festivais para dar a ver um futuro, no agora, para a produção artística?

Convidados:

– Fernando Zugno – Diretor e Curador do Porto Alegre em Cena.

– Marah Costa – Diretora de Eventos da Belotur | Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

– Victor Magalhães – Gestor e Produtor Cultural – Coordenador Geral do Palco Hip Hop

– Steffen Dauelsberg – CEO Dellarte Solucões Culturais | Membro do Conselho Consultivo Instituto Dell’Arte

– Lídia Mendes – Literatura | Fundação Municipal de Cultura | Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Mediação: Soraya Martins (Sesc Palladium)

DIA 1 – 15 de abril (quinta-feira)

AMANHÃ 2 – CULTURA E ECONOMIA

De 11h às 13h00

Painel dedicado a discutir o papel do mercado cultural no desenvolvimento e na recuperação econômica do país, no pós pandemia. Além disso, pretende-se debater quais estratégias podem ser adotadas pelos profissionais da cultura, pelas instituições culturais e pelo poder público para superar as dificuldades do momento e recuperar a capacidade de produção do setor.

Convidados:

– Gabriel Portela – Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte

– Carol Braga – Jornalista e Fundadora do portal Culturadoria

– Tatiana Silva – Cofundadora e Diretora Executiva do FA.VELA

– Eduardo Saron – Dirigente Itaú Cultural

– Karla Danitza – Coordenadora de Programação Cultural – MM Gerdau

Mediação: Diogo Horta (Sesc Palladium)

DIA 2 – 16 de abril (sexta-feira)

AMANHÃ 3 – ACESSO: PARA QUEM?

De 09h às 11h00

Painel irá tratar da luta pela quebra de barreiras para que todos, indistintamente, tenham acesso aos espaços de arte e para afirmar que museus e espaços culturais como ambientes vivos que precisam ser ocupados por pessoas em sua múltipla diversidade. Este painel se dedica a olhar para o agora e trazer reflexões sobre o verdadeiro papel social que estes espaços culturais têm ocupado em meio à pandemia de Covid-19.  Será investigado o termo “acesso”. Ele se resume apenas aos cliques nas programações virtuais que eclodiram como solução no último ano ou está conectado às possibilidades de diálogos e iniciativas que perpassam pela democratização e garantia dos direitos culturais.

Convidados:

– Kátia Latufe – Diretora de Negócios da Sympla

– Leonardo Moraes Batista – Educador, Curador, Musicista e Pesquisador. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Etnomusicológica Negô, conveniado ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Música

–  Antônio Grassi – Diretor Presidente do Inhotim

– Milena Pedrosa – Subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais

 Mediação: Amanda Moreira (Sesc Palladium)

DIA 2 – 16 de abril (sexta-feira)

AMANHÃ 4 – CENTROS CULTURAIS: DESAFIOS E RESSIGNIFICAÇÕES

De 11h às 13h00

Painel dedicado a refletir sobre os impactos da pandemia nestes espaços, as possíveis estratégias para se pensar em sustentabilidade, as novas formas de conexões com o público e as oportunidades que podem surgir em meio a essa grande mudança estrutural. Será discutido, por meio de alguns cases ou propostas, o futuro da programação dos espaços culturais e o relacionamento com os clientes e os stakeholders considerando as tendências para o setor.

Convidados:

– Eliane Parreiras – Presidente da Fundação Clóvis Salgado

– Natasha Faria – Surperintendente do Centro Dragão do Mar

– Aline Vila Real – Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura de BH

– Ray Ribeiro – Gestora Cultural

Mediação: Priscilla D’Agostini (Sesc Palladium)