Estudo ainda destaca que, para os mais jovens, ter um carro próprio é essencial para se engajarem no processo de habilitação.

Infográfico da pesquisa com outras informações pode ser acessado pelo link.

A Localiza&Co revela novos insights de seu estudo “Mobilidade Através das Gerações”. O levantamento, realizado entre abril e junho de 2024, com 1.600 brasileiros de todas as regiões do país, acima de 18 anos, em um painel oferecido pela Offerwise, traz informações sobre como diferentes gerações se relacionam com o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento obrigatório para quem desejar dirigir um carro em território nacional.
Entre aqueles que já possuem a CNH, a geração X (nascidos entre 1961-1981) é a mais engajada no uso do documento, com 52% dos respondentes informando que não só são habilitados, como também a usam com frequência. Os Baby Boomers (nascidos entre 1945-1960) vêm logo na sequência, com 51% declarando que possuem a licença e a utilizam cotidianamente. Porém, mesmo sendo maioria entre os motoristas, os BB e Geração X também concentram a maior parcela entre aqueles que até já passaram pelo processo de obtenção de CNH, mas não a utilizam – em ambas as faixas, 26% declararam não dirigir no dia a dia.

Entre os mais jovens, das gerações Y (1982-1997) e Z (1998-2009), a situação é inversa. Cerca de 42% dos millenials respondentes já são habilitados e dirigem de forma frequente, enquanto a GenZ aparece com o menor número de motoristas cotidianos: 38%. Os dois grupos etários também concentram a menor parcela entre aqueles que já tiraram a CNH mas não costumam usar o documento: 21% da Geração Y não dirigem no dia a dia, enquanto 18% da Z seguem por esse caminho, reforçando o quanto esses grupos, quando habilitados a dirigir, gostam de aproveitar a licença para usar o carro.

Quando questionados sobre por que possuem CNH, mas não utilizam tanto quanto poderiam, o motivo mais apontado é exatamente a falta de um carro próprio, representando 29% do total de respondentes. A parcela é ainda maior entre os mais jovens, com 41% dos entrevistados desse grupo indicando que não ter um carro próprio desmotiva os motoristas a assumirem o volante no cotidiano. Em segundo e terceiro lugar entre motivos para não dirigir rotineiramente, os participantes apontam que não veem necessidade desse hábito e preferência por outros meios de transporte, com 28% e 19%, respectivamente. Medo ou receio de dirigir é apenas o quarto motivo apontado pelas gerações, com 15% do total de entrevistados – a mais afetada, nesse caso, é a millenial, representando 25% do grupo.

Já entre os não habilitados, a diferença de comportamento entre as gerações se torna mais acentuada. 15% dos Baby Boomers e 6% da Geração X consultados afirmaram não ter o documento e não possuem qualquer interesse em passar pelo processo de obtenção. Entre os mais velhos, inclusive, também está o menor número de interessados em adquirir a autorização: somente 8% pretendem encarar a jornada em algum momento. A GenZ, por sua vez, é a mais engajada na intenção de obtenção da Carteira: 41% dos entrevistados não habilitados desse grupo planejam iniciar o processo no futuro, com somente 3% respondendo que não desejam a CNH. Entre a geração Y o movimento é similar, com 32% dos respondentes desejando tirar a carta versus 4% desinteressados em assumir um volante.

Quando questionados sobre as razões para não querer tirar a carteira de motorista, os grupos apontaram medo de dirigir como principal motivo: 42% do total. O receio em controlar um carro é mais forte na geração Y, com 54% do grupo de não habilitados e sem interesse pelo documento admitindo ser essa a principal motivação. A geração X vem na sequência, com 48%. Entre os Baby Boomers, o grupo mais desinteressado em buscar formas de obter a CNH, o principal motivo é preferência por outros meios de transporte (24%). O custo do processo não é um fator relevante para as gerações, com apenas 5% do total de entrevistados apontando esse motivo como a razão para não tirarem a carta.

“A pesquisa já tinha nos revelado como as gerações ainda enxergam muito valor no uso e posse de um carro. Agora, ela nos ilustra como cada grupo etário entende essa necessidade de buscarem ou não a documentação necessária para habilitação, nos auxiliando a entender como podemos atender a essas demandas tão diversas”, explica Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.

A executiva, inclusive, ilustra formas que a Companhia atua em cima dos dados levantados pelo estudo: “Podemos, por exemplo, investir em produtos como a venda ou assinatura de carros, uma opção interessante para quem já é habilitado ou possui interesse em conseguir a CNH no futuro; ou mesmo desenvolver projetos que fomentem a segurança no trânsito e até mesmo investir em estreitar relacionamento com os motoristas de aplicativos, já que muitos sinalizam que essa opção de transporte preenche bem suas necessidades. O mais importante, para nós, é entregar uma experiência de jornada que seja a cara da mobilidade do futuro: híbrida, digital e capaz de moldar as cidades”.

Por fim, o estudo aponta que entre os fatores decisivos que influenciam na escolha do meio de transporte no dia a dia, conveniência e economia de tempo são as prioridades de todos os grupos analisados. 62% dos entrevistados declararam que opta por aquele que gera economia de tempo, 44% pelo que ir direto, sem ter de trocar de meio de transporte, 33% pelo que encontrar um trajeto mais rápido, 30% pelo que tem horário exato de partida e chegada e 26% por um preço acessível.

Considerando um recorte geracional, 48,1% da geração Baby Boomers acreditam que a economia de tempo e chegar antes é um fator importante para a escolha do transporte. Já a Geração Z, 36,3%, prefere saber o horário exato de partidas e chegadas, enquanto a somente 19,1% opta pelo meio de transporte que possam pagar.

Foram entrevistadas pessoas que compõem as gerações Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z e a emergente Geração Alfa (2010 – presente). O estudo aborda desde a escolha dos meios de transporte no dia a dia até as expectativas para o futuro da mobilidade urbana no Brasil, destacando a importância crescente de fatores como sustentabilidade, economia de tempo e o papel da tecnologia.

O estudo possui uma margem de erro de 2,5% e um índice de confiança de 95%, garantindo representatividade em termos de idade, gênero, região e classe social. Com insights detalhados sobre o comportamento e as percepções das diferentes gerações, o relatório oferece um panorama valioso sobre as tendências que moldam o futuro da mobilidade no Brasil.

Sobre a Localiza&CO

Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 7 países da América do Sul, além da forte presença digital.

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