Dia Internacional da Mulher reforça a importância da presença feminina em cargos de liderança.

 

No dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o mundo gerando a reflexão sobre o papel delas na sociedade, sobretudo no mercado de trabalho. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), é necessário um adicional de US$360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero plena, reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB per capita em 20% e expandir serviços com empregos decentes poderia gerar quase 300 milhões de empregos até 2035.
Ainda com a disparidade do mercado, muitas mulheres são sinônimo de resistência, conseguiram superar os desafios, conquistaram cargos de liderança e os desenvolvem com maestria e competência. Conheça algumas executivas que se destacam e são exemplos de inspiração:

Juliana Piccoloto, diretora de Omnicommerce da Obramax

Formada em administração e marketing pela ESPM e com pós-graduação em Varejo e Mercado de Consumo, Juliana se juntou ao time da Obramax para contribuir com o processo de expansão da empresa no Brasil. Atualmente, ela lidera a diretoria de Omnicommerce responsável pelo marketing, canais de venda a distância como o site, televendas, WhatsApp, além da área de cliente e relacionamento. Apesar do ramo da construção ser majoritariamente masculino, a diretora enxerga oportunidades para, cada vez mais, trazer mulheres para o setor. Recentemente, a partir de uma escuta com outras líderes da empresa, levaram para o comitê de direção alguns temas importantes. Entre eles, aprovaram a proposta de estender a licença maternidade por mais 2 meses e a paterna passou de 5 para 20 dias. Quando retornou da licença maternidade pela primeira vez, procurou na empresa referências de mulheres jovens, recém mães, e que estavam progredindo na profissão, mas não encontrou. Foi quando ela teve o segundo filho e decidiu que seria esse exemplo. Então, passou a ser a líder que gostaria de ter, voltou muito focada, e teve grandes reconhecimentos profissionais e pessoais.

Pamela Frascaroli, diretora Comercial da Hilton no Rio de Janeiro 

Pamela é argentina, formada em Administração Hoteleira pela L´École pour l´Hôtellerie La Suisse e tem 16 anos de experiência na área comercial em grandes redes hoteleiras internacionais, sendo seis deles dedicados à Hilton, onde é a líder das ações comerciais para os hotéis da rede na Cidade Maravilhosa. Ela define sua liderança como próxima e acolhedora. “É importante transmitir a confiança de que poderemos nos sentar em uma mesa com executivos e defender nosso ponto de vista sem julgamentos, motivar outras mulheres para uma aprendizagem contínua, definir planos de carreira que abracem os desafios atuais, garantir flexibilidade e reinseri-las no ambiente de trabalho após a gestação”, conta Pamela, que ainda não conseguiu realizar o sonho de ser mãe por questões de saúde, mas, junto de seu marido, é responsável pelos cuidados de sua sobrinha de 15 anos.
A visão inclusiva de Pamela com as mulheres no mercado de trabalho também é partilhada pela Hilton, que desenvolve diversas iniciativas voltadas ao público feminino, como implementação do espaço lactário; reconhecimento e exposição de pessoas que se destacam em diferentes áreas do hotel, como a conquista de Nadini Dutra, bartender do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, no concurso “Melhor Caipirinha Autoral da Hotelaria Carioca – Caipirinha RIO 2024”; e feijoada carnavalesca que será realizada no dia 8 de março, na mesma unidade, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres com grupo de samba feminino da Beija-flor de Nilópolis, embalado pela cantora Ane Lopes.

Silvia Moraes, vice-presidente administrativa da Embracon – Educação financeira e acesso à informação

Iniciou sua carreira em 1989. Com vasta experiência e conhecimento do mercado de consórcio, em 2022, 2023 e 2024 foi indicada como uma das CEOs mais admiradas do Brasil, segundo o Grupo Gestão RH. Na Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil, é responsável pelas diretorias de controladoria, planejamento estratégico, GRC (governança, risco e compliance), relacionamento com o Cliente, PR (pessoas e resultados), TI (tecnologia da informação), jurídico e sourcing.

Cintia Magno, diretora de Recursos Humanos da GSK Brasil

Cíntia é formada em Psicologia pela PUC-RJ e possui MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Com mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, construiu sua carreira atuando em transformações organizacionais, desenvolvimento de talentos e adaptação cultural em empresas de diferentes segmentos.
Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos da GSK Brasil, onde lidera estratégias para fortalecer a cultura organizacional, impulsionar diversidade, equidade & inclusão e preparar a empresa para os desafios do futuro. Desde 2018 na GSK, Cíntia tem sido peça-chave na evolução das práticas de gestão de pessoas da companhia no Brasil, alinhando inovação e engajamento à estratégia global da empresa.
Antes da GSK, atuou como Diretora de RH na Essilor, empresa francesa que produz lentes e outros equipamentos para a indústria óptica. Antes disso, esteve por 10 anos na Vale, onde exerceu um papel central na transformação cultural da empresa após sua privatização, além de ter criado as bases e participado da criação da primeira universidade corporativa da companhia, impactando mais de 100 mil funcionários.

Adriana Costa, CEO da Siemens Healthineers Brasil

A trajetória de Adriana no mundo dos negócios começou dentro de casa, na empresa de embalagens de seus pais. Foi nesse ambiente dinâmico de uma empresa de pequeno porte que ela teve o primeiro contato com os desafios da gestão e se interessou pela parte de planejamento de negócios.
Com mais de duas décadas de experiência em posições de liderança no Brasil e América Latina, Adriana construiu uma trajetória de destaque na gestão de negócios em setores como Saúde, Farmacêutico, Bens de Consumo e Sistemas Industriais, atuando em empresas globais como Johnson & Johnson, GSK e General Electric. Aos 27 anos, atingiu um marco notável ao integrar o board comercial executivo da GE – um momento que coincidiu com sua primeira gravidez. A maternidade, durante o processo de crescimento profissional, trouxe uma nova perspectiva para sua carreira, reforçando a importância do equilíbrio e de “soltar o controle”.
Adriana é pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral. Sua experiência inclui a liderança de negócios de alta complexidade, turnarounds, fusões e aquisições, além do compromisso ativo com a inovação, diversidade e sustentabilidade. Atualmente, além de atuar como Diretora Geral da Siemens Healthineers no Brasil, também é Conselheira da Fundação Siemens, Conselheira da ABIMED e Board Member da Fundação Movement Health, AMCHAM e AHK. Sua missão é impulsionar a expansão do acesso à medicina de precisão, transformar o cuidado na saúde, aprimorar a experiência do paciente e acelerar a digitalização do setor.

Débora Bertini, diretora geral de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia

Arquiteta e Urbanista com mais de 20 anos de atuação no mercado de incorporação imobiliária. Iniciou sua carreira na área de concepção e desenvolvimento de produtos passando pelas mais diversas áreas dentro de uma incorporadora. Pós-graduada em gestão de empreendimentos pela FGV, especializou-se em Marketing com um MBA pela ESPM. Hoje, atua como Diretora Geral de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia, desde 2013, com expertise em mercado de alto padrão.

Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais 

Com formação em Administração pela FGV e especialização em Estratégia para Negócios em Plataforma pelo MIT, Juliana consolidou sua carreira na Unilever, onde atuou por 17 anos em Vendas, Marketing e Trade Marketing, tendo sido peça fundamental na modernização das práticas comerciais e no desenvolvimento de novos canais.

 

Desde 2022, está à frente da Juntos Somos Mais, empresa de tecnologia que é fruto de joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gardeu, onde ajudou a impulsionar o marketplace B2B da empresa, voltado para o comércio varejista de materiais de construção – somente em 2024, essa ferramenta atingiu o marco de R$ 1 bilhão em GMV em um único mês.

 

Ainda sob sua gestão, a companhia lançou a vertical Juntos Inteligência, com aporte previsto de 30 milhões, que pretende revolucionar o planejamento estratégico setorial, fornecendo dados e análises, guiados por inteligência de dados, para embasar as decisões dos agentes do ecossistema da construção civil.

 

A executiva se destaca em seu mercado por sua visão estratégica e liderança empoderada em um setor tradicionalmente masculino, impulsionando avanços tecnológicos e promovendo a digitalização das lojas de materiais de construção em todo o país. Seu compromisso com a inovação posiciona a Juntos Somos Mais como referência na transformação digital da construção no país.

Vera Naves, Vice-Presidente do Grupo Rodonaves

Vera Naves é vice-presidente, conselheira e sócia do Grupo Rodonaves. Com uma trajetória de 40 anos na empresa, foi por longo tempo diretora financeira da RTE Rodonaves e atuou em todas as frentes da companhia. A sua gestão contribuiu para o crescimento da empresa, uma das maiores no setor de transporte e logística do país, com mais de 10 mil colaboradores e 300 mil clientes em todo o Brasil.  A executiva lidera o programa Mulheres em Movimento, voltado para temas relacionados ao universo feminino, negócios e crescimento profissional das colaboradoras da empresa. O objetivo é que as participantes sejam protagonistas de suas histórias e fontes de inspiração para que outras mulheres integrem e cresçam no setor. O programa faz parte da dimensão social da estratégia ESG da Rodonaves, que contempla diversas outras iniciativas.

Silvina Mirabella, Gerente Geral de Retail Brasil da EssilorLuxottica

Silvina Mirabella, italiana, pós-graduada em Economia, com mais de 20 anos de experiência profissional como General Manager e no Brasil há 4 anos, já atuando também na Argentina e no México. Perfil direcionado para liderança e desenvolvimento de equipes em ambientes que exijam agilidade para superação dos objetivos. Hoje, Silvina é Gerente Geral de Retail Brasil na EssilorLuxottica, multinacional italiana que atua no design, fabricação e distribuição de lentes oftálmicas, armações e óculos de sol. Responsável por 05 bandeiras de retail: Óticas Carol, Oakley, Sunglass Hut, Ray-Ban e GrandVision com mais de 1.700 lojas em operação.

Ana Oliva Bologna, diretora da Japi e presidente do Conselho de Administração da Astra
Ana Oliva Bologna é diretora da Japi e presidente do Conselho de Administração da Astra, uma empresa familiar que opera há quase 70 anos no setor de construção e acabamento.

Reconhecida pela Forbes como uma das 16 Mulheres de Sucesso de 2024, Ana lidera processos de transformação digital e cultural, além de impulsionar o crescimento e a governança corporativa nas empresas que comanda.

Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin 

A bioquímica mineira Lídia Abdalla entrou na empresa como trainee, em 1999. Percorreu várias etapas de carreira no Grupo Sabin, em uma jornada de 25 anos. Logo após terminar a graduação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ela mudou de cidade para iniciar a trajetória que a levaria à presidência da rede de laboratórios que se transformou em um dos maiores players de Medicina Diagnóstica do Brasil. Sob sua gestão, o ecossistema de saúde do Grupo Sabin passou a integrar um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, conta também com serviços de atenção primária, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde. Com 40 anos de atuação, o grupo alcançou cerca de 7.000 colaboradores e está presente em 14 estados e no Distrito Federal, atendendo mais de 7 milhões de clientes ao ano em 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

Claudia Ferreira de Souza, especialista em Genética e Identificação Humana do Sabin Diagnóstico e Saúde

Especialista em Genética e Identificação Humana. Claudia nasceu e viveu até os seis anos numa fazenda no interior de Goiás e se mudou para São Paulo para estudar. É graduada em biomedicina, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Nos anos 1990, no último ano de faculdade, participou do Projeto Genoma, um marco histórico da Genômica do país. Atuou também em genética oncológica e desde 2011 responde pelo setor de testes de paternidade do Sabin Diagnóstico e Saúde.

Paula Moron Bernardoni, Superintendente de Parcerias Comerciais da Youse

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de seguros e serviços financeiros, Paula Moron Bernardoni atua como Superintendente de Parcerias Comerciais da Youse, insurtech pioneira no Brasil. À frente da estratégia de expansão da marca no modelo B2B2C, ela lidera o desenvolvimento de parcerias estratégicas com corretoras e empresas para oferecer soluções de seguros digitais acessíveis e inovadoras.
Paula possui uma trajetória consolidada na construção de relacionamentos comerciais e na implementação de novas frentes de negócios. Antes de ingressar na Youse, acumulou experiência em grandes empresas do setor, especializando-se na criação de modelos de distribuição que ampliam o alcance do seguro digital no país.
Em sua bagagem já passou por empresas como Metropolitan Life, Itaú e Prudential do Brasil. Também participa ativamente do grupo Comitê de Mulheres Empreendedoras.
Thaiza Pagliarussi Estevão, diretora de Marketing e Vendas da Youse

Thaiza Pagliarussi Estevão é a Diretora de Marketing e Vendas On e Offline da Youse, trazendo mais de 20 anos de experiência em estratégias comerciais, posicionamento de marca e inovação digital. Sua atuação é focada na conexão entre dados, criatividade e performance para impulsionar o crescimento da insurtech no competitivo mercado de seguros digitais.
Especialista em marketing omnichannel, Thaiza é responsável pela construção da estratégia de comunicação e vendas da Youse, integrando campanhas digitais e offline para ampliar a visibilidade da marca e otimizar a jornada do cliente. Sob sua liderança, a empresa tem fortalecido sua presença no mercado com campanhas ousadas e iniciativas de engajamento que desafiam a percepção tradicional do setor.
Com passagens por grandes empresas e experiência na gestão de equipes multidisciplinares, Thaiza tem um olhar voltado para inovação e experiência do consumidor. Seu objetivo é transformar o seguro digital em um serviço mais acessível, transparente e conectado às necessidades dos clientes.
Thaiza participa do grupo de afinidades da Youse, onde promovendo uma cultura corporativa que valoriza diferentes perspectivas e fomenta o crescimento de talentos femininos na indústria de seguros (que conta com dois homens em cargos executivos para uma mulher).

Tania Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari

Tania Oberding é formada em Química pela Universidade de São Paulo e tem MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalha há 29 anos no grupo BASF.
Sua trajetória na companhia começou atuando no Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá, na unidade de negócios de Materiais de Performance em Desenvolvimento e Assistência Técnica. Posteriormente, migrou para área de Proteção de Cultivos, onde passou por diversas funções até a sua última posição, como Diretora Operacional.
Até que, em 2017, Tania assumiu a função de Diretora Industrial do Complexo Acrílico de Camaçari. Também é conselheira do COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

Mariana Rolim, diretora Executiva da Brasscom

Atualmente, atua como Diretora Executiva na Brasscom, sendo responsável pela gestão estratégica e operacional da entidade, além de promover iniciativas que impulsionam o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Brasil. Adicionalmente, desempenha a função de Data Protection Officer (DPO) da associação.É pós-graduada em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e concluiu um Curso de Extensão em Privacidade e Proteção de Dados pelo Data Privacy Brasil. Com mais de dez anos de experiência, ela já atuou em renomadas empresas de tecnologia e inovação, como Alcoa Alumínio S.A., Atos Origin Brasil e Hewlett Packard Brasil S.A. Desde 2009, na Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – iniciou sua trajetória como Analista Financeira, progredindo para o cargo de Gerente Financeira e Administrativa.

Roberta Piozzi, diretora de Projetos e Parcerias em Educação da Brasscom

Atualmente, atua como Diretora de Projetos e Parcerias em Educação na Brasscom, onde lidera iniciativas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a promoção da inclusão digital. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos, educação e empregabilidade, é Co-fundadora do Movimento Tech 2030, uma coalizão que visa democratizar o acesso à tecnologia para grupos sub-representados, impactando mais de 3 milhões de pessoas em apenas dois anos. Seu trabalho reflete um compromisso em usar a tecnologia como catalisador para a transformação social.No iFood, liderou o compromisso ESG com foco em educação e empregabilidade, implementando o programa Potência Tech. Em dois anos, distribuiu mais de 100 mil bolsas de estudo e gerou mais de 5 mil oportunidades de emprego no setor de tecnologia, fortalecendo a inclusão digital e a capacitação de talentos.Possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS e é especialista em formação de professores, tecnologia e liderança feminina. Tem como missão promover a inovação educacional e expandir a inclusão no setor tecnológico, sempre buscando novas maneiras de impactar positivamente a vida das pessoas e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável.

Sylvia Sanchez, diretora de Projetos de Tecnologia e Inovação da Brasscom

Sylvia Christina Sanchez tem mais de 40 anos de experiência na área de Outsourcing de Tecnologia da Informação para diversos clientes, em indústrias como manufatura/automotiva, bancária, hospitalidade, mineração, saúde. Atualmente Sanchez é Diretora de Projetos de Tecnologia e Inovação na Brasscom.Além disso, ela trabalhou nas empresas General Motors (Chevrolet), EDS / HPE, Enterasys, T-Systems e Leader Educa (onde atuou em Gestão de Mudanças Organizacionais), construindo carreira como IT Service Delivery Executive. Sua última atribuição foi como CIO Brasil em Multinacional do ramo de Alumínio, onde foi responsável pelo Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas e Projetos, pelo planejamento e manutenção da Infraestrutura e Rede de dados / voz, e por Segurança da Informação e Compliance. Baseada em São Paulo, Sylvia é graduada em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Fundação Santo André (São Paulo) e possui especialização em IT Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e também pela Thunderbird School of Global Management (Arizona). Tem como hobby a prática de esportes outdoor, especialmente mountain bike.

Jordana Albuquerque, diretora de Gente, Gestão Integrada e TI da HM Engenharia

Apaixonada por gente e por transformação, Jordana é formada em administração de empresas e iniciou sua trajetória profissional na área comercial, mas descobriu o que realmente gosta de fazer quando passou pela transição de carreira para a área de recursos humanos.
Com foco em tornar a área de Gente cada vez mais estratégica, gerando valor para o negócio, e mantendo viva a essência de cuidar das pessoas, Jordana tem ampliado sua experiência em processos de transformação cultural, desenvolvimento de lideranças, educação corporativa, gestão de desempenho, sucessão, carreira, comunicação corporativa, remuneração, people analytics, business partner, entre outros temas.
Nos últimos anos, assumiu as áreas de Gestão Integrada (gestão, ESG, inovação, saúde e segurança) e TI (tecnologia da informação) da HM Engenharia. Otimista, resiliente e perseverante, Jordana acredita na transformação das organizações como esforço saudável para o desenvolvimento, realização pessoal e inclusão.

Elaine Belem de Oliveira, diretora Executiva de Negócios na HM Engenharia

Bacharel em Ciências Contábeis, possui pós-graduação em Administração de Marketing e Gestão de Marketing. Com uma carreira consolidada no setor, acumula ampla experiência em estratégias comerciais, relacionamento com clientes e desenvolvimento de negócios. No último ano, assumiu a posição de diretora executiva de negócios na HM Engenharia, liderando iniciativas voltadas para expansão de mercado, inovação em vendas e aprimoramento da experiência do cliente.

Gabriela Maeda, diretora da Unidade de Negócios de Oncologia e Onco-hematologia da Astellas

Com uma trajetória marcada pela reinvenção e pela busca da realização profissional, Gabriela Maeda construiu uma carreira sólida na indústria farmacêutica ao longo de 22 anos. Inicialmente estudou Direito, mas percebeu que sua verdadeira paixão estava no universo corporativo e, assim, migrou para a área de Marketing. Desde então, sua trajetória tem sido pautada pelo impacto positivo na vida de pacientes e pelo compromisso com o desenvolvimento de pessoas.
Atualmente ocupando um cargo de liderança na Astellas, Gabriela se destaca pela sua gestão humanizada e pelo compromisso com a formação de equipes de alta performance. Liderando um time de 45 pessoas, ela valoriza o desenvolvimento individual e coletivo, promovendo um ambiente de trabalho baseado na transparência, colaboração e confiança. Seu estilo de liderança está alicerçado na segurança psicológica, na honestidade e na busca constante por melhorias, incentivando o pensamento crítico e o crescimento profissional de seus liderados.
Um dos grandes diferenciais da Astellas, segundo Gabriela, é sua cultura organizacional inclusiva e colaborativa, onde quase 70% da alta liderança é composta por mulheres. O fortalecimento da liderança feminina dentro da companhia é um aspecto que a executiva considera essencial para a construção de um ambiente de trabalho mais diverso e equitativo. Como mãe de dois filhos, ela compreende os desafios de conciliar a vida profissional com a pessoal e defende a necessidade de apoiar outras mulheres nessa jornada. Para isso, participa ativamente de discussões sobre maternidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e empoderamento feminino.
Gabriela acredita que liderar vai muito além de hierarquia, sendo um exercício de influência e inspiração. Seu foco está na transformação de mentalidades e na promoção de um ambiente onde a comunicação aberta seja uma prioridade. Uma de suas filosofias é a “Lei do 1/3”, que reforça a importância de dar o melhor de si dentro do que está sob seu controle, aceitando que nem sempre será possível interferir em todos os fatores externos ou no que está sob controle de outras pessoas.
Para o futuro, sua ambição não está vinculada a cargos, mas sim às responsabilidades que pode assumir. Seu objetivo é continuar liderando equipes, ajudando no desenvolvimento de talentos e contribuindo para um mercado mais inclusivo e humano. Inspirada pelo exemplo de seu pai, que sempre encarou o trabalho com alegria e propósito, Gabriela reforça que a verdadeira felicidade profissional vem de amar o que se faz, independentemente dos desafios diários.
Dona de mentalidade ágil, baseada na experiência de liderança em startups, Gabriela é protagonista no apoio de estratégias de acesso público e privado, com experiência robusta na inclusão de terapias em protocolos. Possui Bacharel em Marketing pela ESPM e duas pós-graduações, uma em Negócios pela FGV e outra em Marketing Digital pela ESPM.

Andrea Ziravello, Country Manager de Thomson Reuters Brasil

Andréa Ziravello é LatAm Human Resources Vice President and Brazil Country Head at Thomson Reuters. É a primeira mulher a liderar uma empresa global de tecnologia como a Thomson Reuters no Brasil; após uma trajetória de 10 anos na multinacional.
Andréa Ziravello ingressou na Thomson Reuters em 2014 como Vice-Presidente de Recursos Humanos para o Brasil, estendendo sua função para cobrir toda a América Latina em 2018. Anteriormente, atuou como Vice-Presidente de Recursos Humanos para as Américas da Nokia Siemens, Diretora de Recursos Humanos da Siemens e teve uma longa passagem em diferentes áreas na Volkswagen. É bacharel em administração, pós-graduada em Estratégia de Negócios e com especialização em Recursos Humanos. Apaixonada por aprender, Andréa é pós-graduanda em Neurociências, e se dedica ao estudo de música, italiano e oceanografia.
Ziravello esteve na gestão no Brasil liderando os colaboradores para a dois feriados globais remunerados para saúde mental. Em 10 de maio deste ano, Dia de Saúde Mental, um dia inteiramente dedicado ao autocuidado e ao fortalecimento da saúde mental. As equipes foram convidadas a aproveitar o dia para se desconectar, realizar atividades que tragam felicidade e focar no bem-estar mental.
No campo da capacitação, a Country Manager lidera as equipes de colaboradores para adaptação e letramento em IA. Para Andréa, é hora de abraçar uma cultura de alto desempenho e aprendizado contínuo, capacitando os colaboradores para que sejam os arquitetos de seu próprio crescimento.  Ela acredita, com base em pesquisa como Futuro dos Profissionais, realizada globalmente pela Thomson Reuters, que o futuro do trabalho e da Inteligência Artificial não está escrito e está em nossas mãos moldá-lo. As organizações que reconhecerem essa oportunidade e agirem de forma decisiva serão as que o definirão.

Denize Battaglini Beltrão – diretora Jurídica, Riscos e Compliance da HM Engenharia

Bacharel em Direito pelo Mackenzie possui duas décadas de experiência na área jurídica, atuou por mais de 10 anos na Superintendência Jurídica e de Relações Institucionais da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, onde foi responsável por diversas negociações e processos estratégicos. Desde 2022, integra a HM Engenharia como Diretora Jurídica, de Riscos e Compliance, liderando a implementação de políticas e práticas voltadas para governança corporativa. Sua trajetória é marcada pela capacidade de integrar aspectos jurídicos e institucionais com a gestão de riscos, sempre focada em resultados sustentáveis e na excelência operacional.