Destaques da liderança feminina, Fernanda Barrocal e Carol Dias compartilham aprendizados e conselhos para quem deseja se desenvolver profissionalmente.

 

No Dia Internacional da Mulher, mais do que celebrar conquistas, é essencial destacar o impacto da liderança feminina no mundo dos negócios. Segundo o último levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as mulheres ocupam 39,1% dos cargos de liderança no Brasil, mesmo representando mais da metade da população. Em contrapartida, a Kraft Heinz Brasil — detentora das marcas Heinz, Quero, Hemmer e BR Spices — busca alcançar 50% de mulheres em posições de liderança até 2026; atualmente, estão em 45%.
Para marcar a data, executivas da Kraft Heinz Brasil compartilham aprendizados, desafios superados e conselhos inspiradores para quem busca crescimento profissional. As reflexões vão desde a importância do autoconhecimento e da construção de rede de apoio até estratégias para equilibrar carreira e vida pessoal, reforçando como a diversidade na liderança impulsiona inovação e gera impactos positivos para empresas e sociedade.
Fernanda Barrocal, CFO da Kraft Heinz Brasil, destaca que, historicamente, muitas mulheres são levadas a acreditar que possuem menos valor do que os homens, o que pode gerar insegurança e impactar seu crescimento profissional.
“Acredite no seu potencial e não se subestime. Muitas vezes, somos mais críticas conosco do que necessário, o que pode nos impedir de aproveitar oportunidades valiosas. Esteja aberta a novos desafios e confie na sua capacidade de superá-los. Lembre-se de que, às vezes, os outros enxergam nosso potencial antes de nós mesmas”, aconselha.
Além disso, Fernanda ressalta a importância de estar sempre atualizada com notícias, tendências e inovações dentro e fora da sua área de atuação. “Estude, mantenha-se informada e desenvolva uma visão ampla do negócio. Estar em constante evolução, conhecer o funcionamento da empresa além do seu dia a dia, e estar antenado às notícias do Brasil e do mundo, abre portas e cria flexibilidade para movimentações futuras”, complementa a CFO.
Carol Dias, diretora de People & Performance da Kraft Heinz Brasil, reforça a importância da troca de experiências com outras mulheres de diferentes áreas, cargos e empresas.
“Construa sua rede de apoio. O desenvolvimento profissional não acontece sozinho – mentorias, trocas com outras líderes e um ambiente corporativo que valorize a equidade são fundamentais. Nenhuma vivência é única, e dividir dificuldades, aprendizados e experiências ajuda no crescimento conjunto, em uma evolução e apoio constantes. Além disso, estar próxima dos demais setores da empresa é essencial para ter uma visão 360° da companhia”, destaca Carol.
Conciliar crescimento profissional e vida pessoal exige planejamento e autoconhecimento. Para Fernanda Barrocal, equilíbrio não significa fazer tudo ao mesmo tempo, mas definir prioridades.

“Delegar, estabelecer limites e aprender a dizer ‘não’ são fundamentais para evitar sobrecarga. Além disso, contar com uma equipe de confiança e um ambiente flexível faz toda a diferença”, afirma Fernanda.
Carol Dias complementa: “Carreira é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Cuidar da saúde mental, tirar pausas estratégicas e manter hobbies ajudam na produtividade e no crescimento sustentável”.
Compromisso com a diversidade

Mais do que uma data no calendário, o Dia Internacional da Mulher deve ser um lembrete de que a equidade de gênero precisa estar no centro das estratégias corporativas o ano inteiro. Segundo a pesquisa “Women in the Workplace 2024”, da McKinsey, empresas com maior representatividade feminina em cargos de liderança têm 25% mais chances de registrar lucros acima da média. Desta forma, garantir a diversidade e oportunidades iguais não pode ser apenas um compromisso de março, mas uma prática contínua.
Na Kraft Heinz, diversidade e inclusão são prioridades estratégicas para impulsionar inovação e crescimento sustentável. Empresas que incentivam a presença feminina em cargos de decisão contribuem para um mercado mais equilibrado e competitivo, refletindo positivamente na sociedade como um todo.
“Quando olho para 15 anos atrás, a presença feminina em cargos de liderança era muito menor. Tive a sorte de estar em empresas que adotaram agendas intencionais para aumentar a representatividade das mulheres. Ainda assim, é desafiador e precisamos ser intencionais. Na Kraft Heinz, por exemplo, nossa meta é alcançar 50% de mulheres em posições de liderança até 2026. Hoje, estamos em 45% no Brasil. Temos programas de aceleração de carreiras, mentoria específica para mulheres e ações afirmativas, como licença-maternidade estendida e benefícios para mães”, exemplifica Fernanda Barrocal.
Sobre a Kraft Heinz

Estamos impulsionando a transformação na The Kraft Heinz Company (Nasdaq: KHC), inspirados em nosso propósito, “Let’s Make Life Delicious”. Os consumidores estão no centro de tudo o que fazemos. Com vendas líquidas de aproximadamente US$27 bilhões em 2023, estamos comprometidos em fazer crescer nossas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em escala global. Aproveitamos nossa escala e agilidade para trabalhar todo o poder da Kraft Heinz em um portfólio de oito plataformas de produtos voltadas para o consumidor. Como cidadãos globais, estamos empenhados em causar um impacto ético e sustentável, ao mesmo tempo que ajudamos a alimentar o mundo de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre nossa jornada visitando www.kraftheinzcompany.com ou seguindo-nos no LinkedIn.