A Pré-Bienal continua com uma programação diversificada em sua terceira semana, promovendo literatura e cultura tanto em Fortaleza quanto no interior do Ceará. Nesta fase, as ações ganham destaque com atividades no Crato, na região Metropolitana do Cariri, no Centro Cultural do Cariri – equipamento que integra a Rede de Espaços Públicos da Secult Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante – e na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, na região do Sertão Central, também parte da Rece e sob gestão parceria do Instituto Dragão do Mar.
A ação cultural, que prepara o público para a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, já passou por diversos espaços, incluindo iniciativas como as Cozinhas Ceará Sem Fome, promovendo encontros literários e incentivando a leitura em diferentes comunidades. Esta semana a programação continua em escolas e em espaços de leitura como as bibliotecas comunitárias, incluindo oficinas de zine, contação de histórias e leitura de cordéis. Essas atividades criam uma conexão direta entre o público infantil e juvenil e o universo da literatura, despertando e fortalecendo o gosto pela leitura.
Para Maura Isidório, coordenadora geral da Bienal Internacional do Livro 2025, a Pré-Bienal tem esse papel essencial de preparar o público para a Bienal, funcionando como um convite para que mais pessoas se aproximem do evento. “As atividades acontecerão em escolas e bibliotecas comunitárias, mas também destaco a importância das ações realizadas em nossos próprios espaços, como a Casa de Saberes Cego Aderaldo, que promoverá a oficina ‘Mulheres escritoras: práticas de leitura de poemas de escritoras negras’. Além disso, é fundamental ressaltar a relevância do trabalho do Centro Cultural do Cariri, que sediará o ‘Círculo de Leitura: Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina’, conduzido a partir da obra da escritora Elisandra Souza”, comentou.
Bienal do Livro 2025
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Os patrocinadores desta edição incluem Rede Itaú, Cagece e Cegás. O evento acontecerá, gratuitamente, de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal será um espaço de encontro e diálogo sobre a literatura e suas múltiplas formas de expressão.
Com uma programação diversa e abrangente, a Bienal do Livro deste ano de 2025 promete ser um marco na valorização da literatura e no fortalecimento da leitura como instrumento de conhecimento, inclusão e resistência. Reafirmando seu compromisso com o protagonismo feminino, esta edição contará com uma curadoria inteiramente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório. Durante o evento haverá encontros e diálogos que vão ampliar vozes e perspectivas no cenário literário.
Confira a programação da Pré-Bienal:
24/2, segunda-feira – 16h
BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – Biblioteca Viva
Endereço: Avenida Capitão Waldemar Paula Lima 700, 680 , Barroso, Fortaleza
Oficina de Zine
Faixa etária: 12-15 anos
FERNANDA MEIRELES (artista, produtora cultural)
24/2, segunda-feira – 19h
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema
R. Egídio de Oliveira, 250, José de Alencar
Oficina de Zine
Faixa etária: adultos
FERNANDA MEIRELES (artista, produtora cultural)
25/2, terça-feira – 13h30
Escola Municipal Imaculada Conceição (Regional 4)
Rua 1, 10 CJ Jardim Castelo – Passaré
Contação de histórias com Raimundo e Luisete – GRUPO ERA UMA VEZ
Público: infantil
Grupo Era uma vez – Um programa de contação de histórias que intercala brincadeiras cantadas e desafios rítmicos levando diversão de forma leve e lúdica. Os três contos que dão nome ao programa são histórias populares que atravessam o tempo levados pela oralidade que mantém viva a cultura de um povo.
25/2, terça-feira – 18h
BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – Sorriso da Criança
Endereço: R. do Planalto, 167 – Pres. Kennedy, Fortaleza
Contação de histórias com Raimundo e Luisete – GRUPO ERA UMA VEZ
Público: infantil
25/2, terça-feira – 18h
Casa de Saberes Cego Aderaldo
Oficina “Mulheres escritoras: Práticas de leitura de poemas de escritoras negras” com as professoras Sarah Forte e Sara França
Data: 25 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC/UECE
26/2, quarta-feira – 9h
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema
R. Egídio de Oliveira, 250, José de Alencar
Público: Ensino Médio
Leitura dos Cordéis com Luciana Souza (poeta, professora da escola pública, trabalha com audiobook – gravação de livros em áudio – locutora – atriz) de Jarid Arraes (Coleção Heroínas negras brasileiras)
26/2, quarta-feira – 9h
Centro Cultural do Cariri
[Programa Formação Leitora]
Círculo de Leitura
Ciclo “Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina” da Escritora Elizandra Souza
Com mediação de Eduarda Teles
26/02/2025 | QUA | 09h
Local: Escola de Ensino Fundamental Antônio Ferreira de Melo (Av. Padre Cícero, km 05 – São José, Juazeiro do Norte – CE).
Público Alvo: adolescentes e jovens
26/2, quarta-feira – 14h
Escola Municipal Papa João XXIII
Rua Treze de abril, 545 Vila União
Público: Infantil 5 e Fundamental I (1º ao 5º ano)
27/2, quinta-feira – 14h
BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – Adianto
Endereço: R. Santa Isabel, 70 – Barra do Ceará, Fortaleza
Público: Infantil 5 e Fundamental I (1º ao 5º ano)
Sarau com Anum Costa (artista, produtor cultural, poeta), Mika Andrade e Bruna Sonast (escritora)
27/2, quinta-feira – 19h
Escola de Ensino Médio José de Alencar
Rua Veneza, 84 Messejana
Público: Adulto de 35-40 anos – alunos EJA