A fibromialgia é uma condição crônica que se caracteriza por dor generalizada, fadiga intensa e outros sintomas que podem impactar significativamente a qualidade de vida. Estima-se que essa condição afeta de 2% a 4% da população mundial, com uma prevalência maior em mulheres. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que a fibromialgia atinja cerca de 3% dos brasileiros, o que representa milhões de pessoas.

“A fibromialgia não tem cura, mas o tratamento multidisciplinar, medicações, terapias e atividade física podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma o Dr. Marcos Vieira, reumatologista da Rede Oto.

Relação com a Fadiga Crônica

A fadiga crônica é um dos sintomas mais comuns e debilitantes da fibromialgia. De acordo com Marcos, a fibromialgia e a fadiga crônica estão intimamente relacionadas. “A dor crônica e outros sintomas da doença podem levar à fadiga persistente, que não melhora com o repouso. É um ciclo vicioso que precisa ser abordado de forma integrada,” explica.

O especialista destaca ainda a importância de um diagnóstico preciso e de um plano de tratamento individualizado. “É fundamental que o paciente procure um médico reumatologista para fazer uma avaliação adequada. O diagnóstico da fibromialgia é baseado no histórico clínico e exame físico, não havendo um exame laboratorial para detectar a doença”, ressalta o profissional.

A pesquisa científica tem avançado nos últimos anos e novas opções de tratamento estão sendo desenvolvidas. “A conscientização da população e dos profissionais de saúde sobre a fibromialgia, também é crucial para garantir que os pacientes recebam o suporte e o tratamento de que precisam”, conclui Marcos.

Sobre a Rede OTO

A Rede OTO, reconhecida por sua qualidade, tecnologia de ponta e atendimento humanizado, é a maior rede de hospitais particulares do Ceará, composta pelo Oto Aldeota (antigo Hospital Otoclínica), Oto Meireles (antigo Hospital Gastroclínica) e Oto Santos Dumont (antigo Hospital São Mateus), além de unidades de saúde, laboratórios, núcleos de vacinação e centros completos de diagnóstico por imagem.

A Rede integra a Kora Saúde, um dos maiores grupos hospitalares do país com 17 hospitais, sendo sete no Espírito Santo, três no Ceará, dois no Tocantins, estando presente também  no Mato Grosso, Distrito Federal e em Goiás. O grupo conta com uma equipe médica altamente qualificada e experiente, que utiliza os mais modernos recursos para oferecer aos seus pacientes o melhor tratamento e está sempre em busca de inovações, que contribuam para o aprimoramento dos seus serviços e promoção da saúde e bem-estar.