Ao visualizar previamente o resultado, pacientes podem discutir suas expectativas e preocupações com o profissional permitindo ajustes antes de iniciar o tratamento.

Com o auxílio da Inteligência Artificial, a odontologia é capaz de transformar a experiência do paciente e uma das inovações tecnológicas mais impressionantes é a simulação digital do sorriso. Hoje, no consultório, os profissionais podem ajustar os planos de tratamento em tempo real, garantindo, por meio das simulações, que cada paciente receba um atendimento mais personalizado.

 Utilizando um programa avançado de raio-X e software de modelagem 3D, o dentista mostra ao paciente como será o resultado do tratamento antes mesmo de ele começar. “O processo inicia com a captura de imagens radiográficas detalhadas, integradas a um software especializado. A partir dessas imagens, é gerado um modelo tridimensional da arcada dentária do paciente, permitindo simulações precisas de diferentes tratamentos, como ortodontia, implantes e restaurações”, explica o cirurgião-dentista especializado em implantodontia, Davi Cunha.

A simulação do sorriso não apenas melhora a comunicação entre dentista e paciente, mas também reduz a ansiedade associada a procedimentos odontológicos. Ao visualizar o resultado final, os pacientes podem discutir suas expectativas e preocupações com o profissional, permitindo ajustes no plano de tratamento. “A possibilidade de ver o sorriso planejado antes de qualquer intervenção é um grande diferencial; ajuda a aumentar a confiança e a satisfação do paciente, pois possibilita que ele tenha uma ideia clara do que esperar e participe ativamente do planejamento do tratamento, ajustando detalhes conforme suas expectativas”, destaca Davi Cunha.

IMPLANTE ZIGOMÁTICO: Referência no Nordeste em implantes zigomáticos, o cirurgião-dentista Davi Cunha ressalta que a Inteligência Artificial também é uma grande aliada nesse modelo de tratamento, uma vez que a técnica revolucionária tem se destacado por oferecer uma alternativa prática e eficaz para pacientes que perderam a maioria ou todos os dentes, especialmente aqueles que não possuem osso suficiente nos maxilares para suportar implantes tradicionais.

O especialista enfatiza que, com o suporte da IA, os pacientes se beneficiam de um tempo de tratamento reduzido, custos menores e maior praticidade — três características fundamentais do implante zigomático. “Enquanto os implantes tradicionais podem exigir meses de espera para cicatrização e integração óssea, o implante zigomático permite que os pacientes recebam suas próteses dentárias em um período muito mais curto, muitas vezes em apenas alguns dias. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos pacientes, que podem voltar a sorrir e se alimentar normalmente em menos tempo, mas também diminui a necessidade de várias consultas e procedimentos. Além disso, os pacientes têm a vantagem de visualizar previamente como ficará a restauração do seu sorriso ao final do tratamento”, destaca.

__________________________

*Sobre Davi Cunha*

Davi Cunha é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especializado em implantodontia e possui mestrado em farmacologia pela mesma instituição. Com mais de 19 anos de experiência em implantes dentários, é pioneiro, no Ceará, na técnica de implante zigomático, que propicia aos pacientes terem todos os dentes fixos em apenas três dias, sem a necessidade de enxerto ósseo; uma solução rápida e eficiente para recuperar o sorriso e a autoconfiança que já beneficiou 2.467 pacientes do especialista.