Em uma iniciativa inovadora e humanizada, o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), está transformando o tratamento oncológico de crianças e adolescentes em uma experiência mais leve e divertida. A instituição, referência em tratamento oncológico, realiza um trabalho para assistir crianças que necessitam utilizar máscara de imobilização para tratar tumores localizados no sistema nervoso central ou região da cabeça e pescoço. “Aqui, temos a possibilidade de transformar o tratamento em um momento único com o uso das máscaras e customizá-las de acordo com a personagem favorito das crianças, como super-heróis e princesas da Disney”, explica Igor Veras, radioterapeuta do CRIO.
O responsável pela criação das máscaras é Tarcílio Alcântara, mais conhecido como “Foguinho”, colaborador que atua no setor de manutenção do CRIO, há mais de 15 anos. Ele explica que a ideia surgiu da necessidade de encontrar formas de tornar o tratamento menos traumático para as crianças. “Sabemos que a imaginação infantil é um mundo mágico, e ao transformar as máscaras em verdadeiros amuletos, estamos proporcionando um momento de alegria e conforto durante um período tão desafiador”, ressalta Tarcílio.
As máscaras, além de garantir a imobilização necessária durante as sessões de radioterapia, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade das crianças, tornando o tratamento mais humanizado e acolhedor. “A personalização das máscaras permite que cada paciente se sinta especial e valorizado, transformando o momento de luta em um ato de superação e esperança”, afirma o radioterapeuta.
O projeto, além de beneficiar os pacientes, também tem um impacto positivo na equipe multidisciplinar da instituição, que se sente mais motivada e engajada. “O centro oncológico conta também com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, que trabalham em conjunto para oferecer o melhor tratamento possível às crianças com câncer, possibilitando inclusive, que os pacientes menores sejam sedados quando necessário”, enfatiza Igor Veras.
O radioterapeuta reforça ainda a importância do diagnóstico precoce e do tratamento especializado para aumentar as chances de cura. “Acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para combater o câncer infantojuvenil e garantir um futuro mais saudável para nossas crianças”, finaliza.
Sobre o CRIO
O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Norte-Nordeste. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o CRIO disponibiliza ambulatórios de consultas clínicas e prevenção, serviços de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imagem, leitos hospitalares, intervenções cirúrgicas e UTIs para pacientes de convênios, particulares e provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).