O Grupo Cobap, indústria cearense de embalagens de papelão sustentáveis, certificou a Cerbras, empresa referência no segmento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, com o selo “Nosso Ciclo Recicla”. A certificação reconhece o comprometimento da Cerbras com a adoção de práticas sustentáveis e a promoção da economia circular no processo produtivo.

Com o recebimento do certificado de crédito de reciclagem, que comprova a destinação ambientalmente adequada dos resíduos da Cerbras, a empresa conquistou créditos de reciclagem e agora pode utilizá-los para compensar o impacto ambiental de seus resíduos, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.

O Grupo Cobap é a primeira empresa de gestão de créditos de reciclagem do Nordeste a integrar todo o processo de reciclagem, desde a coleta de materiais junto a catadores até a produção de novas embalagens. Por meio do selo “Nosso Ciclo Recicla”, a entidade garante que empresas parceiras estejam cumprindo as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determina a destinação ambientalmente correta dos resíduos pós-consumo.

“A certificação da Cerbras com o selo ‘Nosso Ciclo Recicla’ reforça o nosso compromisso em promover a economia circular e incentivar práticas sustentáveis no setor produtivo. Nosso objetivo é garantir que empresas adotem a logística reversa, demonstrando que é possível unir desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Esse selo representa transparência, responsabilidade e um passo importante para um futuro mais sustentável”, destacou Marília Dantas, supervisora de Sistema de Gestão Integrada da Cobap.

Como funciona o Selo de Créditos de Reciclagem

O Selo de Créditos de Reciclagem é uma certificação que comprova que uma quantidade de materiais sólidos teve a sua destinação ambientalmente adequada e não apenas descartada. A Pacel, empresa do Grupo Cobap responsável pela logística reversa de resíduos sólidos, principalmente, papel e papelão, destina aparas para a Cobap, que é a indústria responsável por transformá-las em novos produtos (embalagens de papelão). Por meio da quantidade de aparas destinadas para a Cobap é que se define a quantidade de crédito de reciclagem que pode ser repassado para as empresas.

As empresas, por sua vez, precisam se responsabilizar por 30% do material que colocam no mercado para que tenham a destinação correta dos resíduos.  Ou seja, se geram 100 kg de embalagens, precisam comprovar que fazem a destinação correta de 30 kg. De acordo com a PNRS, todas as empresas precisam se responsabilizar pelo material que colocam no mercado, especialmente as que são do ramo de defensivos agrícolas, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos e embalagens no geral.

As empresas podem adquirir o certificado por meio da Pacel, do grupo Cobap, que é a entidade gestora que disponibiliza o selo de destinação adequada, conforme a legislação exige.

Sobre o Grupo Cobap

A Cobap produz caixas de papelão ondulado como soluções em embalagens sustentáveis para seus clientes, dentro de uma linha de atuação que tem como valores a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno de Maracanaú, onde atua. Com matéria prima 100% reciclada em seu processo produtivo, a Cobap utiliza em seus produtos aparas de papel e papelão recolhidas das ruas por catadores e entregues à Pacel, empresa do grupo Cobap e uma das principais parceiras na indústria de embalagens.