Eduardo Gomes de Matos idealizou o projeto pensando em impactar diretamente os pequenos negócios e, na ocasião, tratou sobre os objetivos e ganhos de uma gestão responsável e comprometida para um público de aproximadamente 100 pessoas, no auditório Corporate Connection, na sede do GM Group.
Na ocasião, o nadador olímpico Luiz Altamir dividiu com a plateia sua história de lutas, suas estratégias e curiosidades do percurso da vida de atleta e dos inúmeros desafios e limitações que teve superar para atingir seus objetivos.
A iniciativa inovadora visa combater a alta mortalidade das pequenas empresas no Brasil, oferecendo conhecimento estratégico e prático para o crescimento sustentável. Segundo dados do Sebrae, publicados em 2021, a taxa de mortalidade das empresas no Brasil, especialmente as de pequeno e médio portes, são preocupantes. A instituição aponta que cerca de 30% das pequenas empresas fecham em até cinco anos de operação, e as maiores taxas de mortalidade são no comércio (30,2%), seguidas pela indústria de transformação (27,3%) e serviços (26,6%).
As microempresas individuais (MEIs) foram particularmente afetadas, com uma taxa de encerramento de 37%, especialmente após os desafios financeiros intensificados pela pandemia. O Sebrae constatou, ainda, que o quadro foi impactado pelos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, que contribuíram para o aumento das taxas de encerramento das empresas, principalmente entre microempreendedores individuais (MEIs), cuja taxa de mortalidade chegou a 37% naquele ano.
Com base nesses dados, o “Trajetória” promete fornecer aos empresários as ferramentas e os conhecimentos necessários para superar desafios e prosperar em um ambiente competitivo e saudável.
Segundo Eduardo, o projeto é um movimento organizado para transformar a realidade do empreendedorismo no Brasil. “Queremos capacitar os pequenos empresários para que eles se tornem grandes campeões, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e promovendo um ambiente empresarial mais resiliente e competitivo”, finaliza.
Segundo Wladson, que abordou o tema “Cultura Empresarial” , a cultura é a base do sucesso das organizações. Segundo ele, investir em cultura é investir na perenidade do negócio e a garantia de um futuro próspero.