Nos dias 18 e 19 de dezembro, a Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, realizou com grande emoção a entrega de presentes para crianças das comunidades do Bolso, em Pecém, e Bom Sucesso, em Quixeré, cidades em que a companhia tem fábrica. A ação, intitulada “Natal Solidário”, contou com a participação do grupo de voluntários da companhia, que se envolveram na mobilização dos padrinhos, na organização dos presentes e no planejamento das entregas.

 

“Incentivamos as crianças a escreverem cartinhas com seus pedidos de Natal. Em seguida, os colaboradores assumiram o papel de padrinhos, atendendo aos desejos das crianças com muito carinho e dedicação. O resultado foi um verdadeiro momento de união, generosidade e solidariedade, proporcionando alegria e esperança para 204 crianças das comunidades atendidas”, destaca Cybelle Borges, especialista de sustentabilidade da Cimento Apodi.

 

“Este projeto não só trouxe sorrisos, mas também fortaleceu os laços da Apodi com a sociedade, refletindo o poder da colaboração e da empatia. A ação do “Natal Solidário” reafirma o compromisso da Apodi com o desenvolvimento das comunidades locais e o impacto positivo que ações de voluntariado podem gerar, mostrando que, por meio da união e do carinho, é possível transformar realidades e fazer a diferença na vida das pessoas”, complementa Luciane Mello, gerente executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade da Cimento Apodi.

O Programa de Voluntariado Corporativo da Apodi é permanente e tem como objetivo promover o engajamento social dos colaboradores e gerar impactos positivos nas comunidades ao redor das unidades da empresa. Desde seu início, em 2019, o programa vem se consolidando como uma importante ação de responsabilidade social, permitindo que colaboradores, sejam eles próprios ou terceiros, se dediquem a atividades voluntárias com a liberação de até 2 horas semanais.

 

As ações do programa têm foco principal no apoio às comunidades vizinhas às fábricas, com um trabalho contínuo que abrange diversas áreas, como educação, saúde e infraestrutura. Além disso, o programa também busca o desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) dos colaboradores, como liderança, trabalho em equipe, empatia e resolução de problemas, fundamentais tanto no ambiente profissional quanto na convivência social.

 

Em seu formato atual, o programa é estruturado em ciclos anuais. No ciclo 2024/2025, os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver projetos próprios, que surgem de demandas identificadas diretamente nas comunidades, garantindo ações mais eficazes e alinhadas às necessidades locais. Até o momento, o programa contou com a participação de 121 voluntários, que juntos somaram um total de 418,9 horas de trabalho voluntário em 29 projetos realizados durante o ciclo.

 

Entre as ações realizadas este ano por meio do programa de Voluntariado, destaca-se o curso de robótica oferecido a estudantes do ensino fundamental da escola pública Manoel Pereira de Brito, localizada na comunidade do Bolso, no Pecém. Em parceria com o Sesi, o programa ofereceu aulas de robótica de duas a três vezes por semana, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender conceitos e técnicas da área. Ao longo do curso, os estudantes idealizaram e construíram seus próprios robôs, aplicando os conhecimentos adquiridos para resolver desafios práticos.

 

A culminância do projeto foi a participação no Torneio Sesi de Robótica, na etapa regional, com 44 equipes concorrentes. As duas equipes da escola conquistaram juntas o 13º lugar, um resultado notável para a primeira participação dos alunos no evento.

 

“Essa iniciativa reflete o compromisso da Cimento Apodi em contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno, promovendo o crescimento local por meio de projetos educacionais e investindo na formação de mão de obra qualificada, alinhada às novas demandas tecnológicas”, destaca Luciane Mello.

Além de promover a transformação social e incentivar o voluntariado, o programa apoia e motiva os colaboradores a se envolverem em atividades que geram valor tanto para as comunidades quanto para os próprios participantes.

 

Sobre a Cimento Apodi 

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.