Evento terá ações tanto na sede do município quanto na Praia do Iguape; troca de saberes na comunidade Jenipapo-Kanindé é uma das atividades da programação.

O Festival Vaia 2024, que celebra a arte da palhaçaria, está em plena atividade em Aquiraz e segue até o próximo sábado, 23 de novembro, com uma programação repleta de apresentações artísticas, oficinas, trocas de saberes e ações ambientais. Com atividades gratuitas e acessíveis, o evento tem como palco a sede do município, a Praia do Iguape e espaços educacionais, reunindo artistas cearenses, comunidades locais e grupos tradicionais.

 

Na quinta-feira (21), o workshop “Palhaços no Meio da Rua”, conduzido pelo Coletivo FusCirco, acontece das 9h às 10h, na EEMTI Coronel Osvaldo Studart, em Aquiraz. Ainda na quinta-feira, na Praia do Iguape, das 14h às 16h30, os participantes podem explorar práticas de malabarismo e vivências circenses com o Circo Muamba e a Cia. Tem Sim Sinhô. Na quinta e sexta-feira (21 e 22), Orlângelo Leal, do grupo Dona Zefinha, ministra a oficina “Palhaçaria excêntrica musical”, das 8h às 11h, na sede de Aquiraz.

A Troca de Saberes, um dos momentos mais esperados do festival, acontece na sexta-feira (22), quando o Mestre Palhaço Pimenta se reúne com a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé na Lagoa da Encantada, na Praia do Iguape, das 14h às 16h, promovendo uma roda de conversa e apresentações culturais.

No sábado (23), o encontro acontece no Pontão do Iguape, das 9h às 11h, com a participação do grupo Coco do Iguape do Mestre Cabral e artistas convidados, reforçando o intercâmbio de experiências artísticas e culturais.

As noites do festival, sempre a partir das 19h, serão dedicadas a espetáculos ao ar livre. Na quinta e sexta-feira (21 e 22), a Praça da Igreja São Pedro, na Praia do Iguape, será o palco de apresentações de Circo Muamba, Cia. Tem Sim Sinhô, Palhaça Bombinha e outros convidados. No sábado (23), o encerramento será na Praça da Cultura, em Aquiraz, com shows do grupo Dona Zefinha, Coletivo FusCirco e demais artistas participantes do festival.

Ação Ambiental: Praia Limpa

No sábado pela manhã (23), às 8h, acontece a Ação Praia Limpa, na Praia do Iguape. O objetivo é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente com a distribuição de sacolas biodegradáveis e coleta de resíduos, contribuindo para a proteção da vida marinha.

SOBRE O FESTIVAL VAIA 2024

Inspirado no espírito irreverente do Ceará, o Festival Vaia 2024 recebe esse nome em referência a um famoso episódio ocorrido em Fortaleza no ano de 1942, quando, durante uma seca, o sol foi “vaiado” por um grupo de pessoas que estava em praça pública após o astro surgir no céu depois de um breve momento de esperança de chuva. Esse ato espontâneo e simbólico que deu origem ao nome do festival, também busca transmitir alegria, criatividade e resiliência por onde passa.

Desde sua primeira edição em 2012, o Festival Vaia tem se consolidado como um espaço de expressão artística e valorização da cultura cearense, reunindo artistas e grupos de teatro, música e dança em um ambiente de aprendizado e diversão. O evento é uma oportunidade para que o público conheça e celebre a arte da palhaçaria em suas diversas vertentes, além de fortalecer a presença da cultura local no cenário artístico nacional.

O Festival Vaia 2024 espera alcançar cerca de 5.000 pessoas, abrangendo um público multigeracional e diverso, incluindo famílias locais, artistas, estudantes e turistas. A programação busca integrar a comunidade e visitantes em torno de uma agenda cultural rica e acessível, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições cearenses.

QUEM FAZ

O Festival Vaia é uma realização da Universidade das Artes e correalização da Prefeitura de Aquiraz. Tem parceria do 10° Festival Internacional de Circo do Ceará. Apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei complementar n° 195/2022).

Programação Festival Vaia (21 a 23 de novembro)

Workshops e Vivências Formativas

A programação diurna oferece uma rica experiência de aprendizado:

  • Quinta-feira (21):

    • “Palhaços no Meio da Rua” com o Coletivo FusCirco, das 9h às 10h, na EEMTI Coronel Osvaldo Studart.

    • Na Praia do Iguape, das 14h às 16h30, práticas de malabarismo e vivências circenses com Circo Muamba e Cia. Tem Sim Sinhô.

  • Quinta e Sexta (21 e 22):

    • Oficina “Palhaçaria excêntrica musical” com Orlângelo Leal (Dona Zefinha), das 8h às 11h, na sede de Aquiraz.

Troca de Saberes

Momentos de diálogo entre artistas, comunidades e mestres da cultura local:

  • Sexta-feira (22):

    • Mestre Palhaço Pimenta e a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé se encontram na Lagoa da Encantada, das 14h às 16h, para uma roda de conversa e apresentações culturais.

  • Sábado (23):

    • O Pontão do Iguape recebe o Coco do Iguape do Mestre Cabral e artistas do festival para troca de experiências, das 9h às 11h.

Apresentações Artísticas Noturnas

As noites prometem espetáculos ao ar livre, sempre a partir das 19h:

  • Quinta e Sexta (21 e 22): Na Praça da Igreja São Pedro, na Praia do Iguape, com apresentações de Circo Muamba, Cia. Tem Sim Sinhô, Palhaça Bombinha e convidados.

  • Sábado (23): A programação se encerra na Praça da Cultura, em Aquiraz, com shows de Dona Zefinha, Coletivo FusCirco e outros artistas.