Esse talentoso cantor, compositor e tecladista mineiro conquistou o público com suas melodias sensíveis e letras profundas, colaborando com bandas como 14 Bis e O Terço, além de ter acumulado hits que atravessam gerações, como “Todo Azul do Mar” e “Espanhola”.
Com apresentação de FRESENIUS KABI, a quarta série do VI Encontro Mestre & Aprendiz, projeto promovido pelo Centro de Pesquisa e Difusão da Arte- Imaginário, com co-realização da Tapera das Artes, terá como tema “O lirismo da poesia na canção brasileira, na voz de Flávio Venturini”. O evento contará com a participação especial de Flávio Venturini, um ícone da música brasileira, em um concerto gratuito, que será realizado no Teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, na quinta-feira, dia 21 de novembro, às 19h.
Para o diretor artístico-pedagógico e maestro Ênio Antunes, o encontro traz no tema norteador a Música e a Arte, uma fábula cantada, tocada, sentida no tempo e na história desenhada e versada na cultura da canção brasileira. “Esse lirismo da poesia na canção brasileira, revela um recorte significativo da trajetória da arte musical de Flávio Venturini, acolhido pelo Coro Canto Livre, orquestra Musicando com Crianças, Coro Infanto-juvenil de Mossoró, Quinteto Cordas Tapera das Artes, Banda de Música Municipal de Aquiraz Virgílio Coelho, Camerata Tapera das Artes, dando voz à Orquestra Popular de Repertório, em um momento harmonioso, revelados na Residência Artística fazendo Música e Arte”, destaca o maestro.
Nessa harmonização, a orquestração e regência do maestro Willian Ciriaco, assina os arranjos das 8 séries do VI Encontro Mestre & Aprendiz, em contraponto com as vozes do Coro Canto Livre é o Coral infanto-juvenil no gesto artístico da Maestrina Patrícia Marin. A cena musical tem a concepção, direção artístico-pedagógica e direção musical do maestro Ênio Antunes.
“Tive o prazer de receber Flávio Venturini na minha casa por alguns dias, e posso afirmar que é um ser humano excepcional, humano, generoso, um grande poeta. O público presente ao concerto certamente vai se emocionar ouvindo seus grandes sucessos, como: Céu de Santo Amaro, Todo Azul do Mar, Aquela Estrela, Criaturas da Noite, Pequenas Maravilhas, Noites com Sol e Espanhola”, diz Ritelza Cabral, Presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.
O Encontro Mestre & Aprendiz pretende impactar diretamente cerca de seis mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e educadores, reafirmando a música como um instrumento essencial para o desenvolvimento cultural da região.
O projeto é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como Fresenius Kabi, ENEL, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras e Casa Freitas.
Saiba Mais
A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.
Flávio Venturini
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, começou a se interessar pela música na adolescência quando ganhou um acordeon dos pais e depois trocado por um piano, seu principal instrumento. Começou a compor nos festivais de música e encontros com novos músicos mineiros no começo dos 70’s e iniciou a carreira profissional em 74 no grupo de rock progressivo “O Terço”. Flávio voltou a Minas encantado com a efervescência que lá acontecia, era o começo do “Clube da Esquina”, importante movimento que chamava a atenção de todo o Brasil e no disco Clube da Esquina 2. A convite de Milton Nascimento, gravou com o mestre sua canção “Nascente” a música que lançou esse importante trabalho. Em 1979 fundou o grupo 14 Bis de muito sucesso nos 80’s, em 89 partiu para uma vitoriosa carreira solo com muitas canções de sucesso.
Flávio foi gravado e cantado por inúmeros artistas no Brasil e exterior, entre eles: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Simone, Nana Caymmi, Renato Russo, Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó, 14 Bis, O Terço, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Alcione, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Roupa Nova, Boca Livre, Jorge Vercillo, Pe.Fábio de Melo, Emílio Santiago, Sá & Guarabyra, Guilherme Arantes, MPB-4, Zé Renato, Paulinho Moska, Paulo Ricardo, Kleiton e Kledir, Maestro João Carlos Martins, André Mehmari, Tito Madi, Jane Duboc, Vânia Bastos, Ná Ozzeti, Nelson Ayres, Hebe Camargo, Péricles, Paulinho Pedra Azul, Jerry Adriani, Paula Santoro, José Augusto, Gian e Giovani, Ana Vilela, Cesar Menotti e Fabiano, Detonautas, KLB, Rosana, Byafra e Rosa de Saron. Fora do Brasil também foi gravado nos EUA por Michael Brecker com Pat Metheny e Herbie Hancock, Denise Stewart, Sachal Vasandani, Richard Clayderman, Stefane Lai na China e Lisa Nilsson na Suécia.
Ênio Antunes
Referência de um dos mais significativos intérpretes da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos para a educação musical do público Infanto-Juvenil, como “Arte do Som-escola e estilos”, “Pulso Integral de casa para a escola…, pra vida!”, “Método alla Corda”, entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório. Suas produções incluem o CD “João Carlos Martins – PAIXÕES” pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.
Serviço:
Concerto VI Encontro Mestre & Aprendiz – “O lirismo da poesia na canção brasileira, na voz de Flávio Venturini”
Data: 21 de novembro, quinta-feira
Hora: 19h
Local: Teatro Tapera das Artes – R. Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz – CE
Gratuito, via Sympla:
https://www.sympla.com.br/vi-encontro-mestre-e-aprendiz—-musica-e-arte__2725194