Jovem destaca-se entre dezenas de competidores do Ceará e reforça potencial transformador do esporte na comunidade.

O jovem Yuri Damasceno, de 11 anos de idade, aluno do polo esportivo do Instituto Katiana Pena (IKP), garantiu o terceiro lugar na categoria infantil 2 do 2º Torneio Aberto de Capoeira, realizado no Sesc Caucaia. Considerado um dos maiores torneios do Ceará, o evento reuniu atletas de todo o Estado, e a conquista de Yuri marca mais um pódio importante para o Instituto.

O Instituto Katiana Pena é uma Organização da Sociedade Civil dedicada ao combate à desigualdade social por meio da dança, arte, educação e esporte na região do Grande Bom Jardim. O programa de capoeira, ativo desde 2019, já alcançou 250 crianças e adolescentes, promovendo disciplina e desenvolvimento pessoal. A vitória de Yuri reflete o impacto positivo das iniciativas esportivas promovidas pelo Instituto, preparando jovens para competir e vencer desafios, dentro e fora dos tatames.

Para Katiana Pena, diretora geral do IKP, a conquista é motivo de orgulho não apenas para o Instituto, mas também para toda a comunidade local. “Nós nos orgulhamos muito de mostrar para a sociedade que a favela tem um grande potencial, e os jovens comprovam isso diariamente. Apesar de todos os desafios, conquistas como essa são exemplos da transformação que uma oportunidade pode trazer para a vida desses jovens”, destaca Katiana.

Com uma rotina de treinos intensivos, Yuri se prepara para os próximos desafios, reforçando o compromisso do IKP em promover inclusão social e oferecer caminhos de transformação para crianças e adolescentes por meio do esporte, da dança e da educação.