-
os dias 2 e 3 de novembro, Fortaleza sedia uma série de exposições de cães de raças vindas de diversos lugares do mundo. Em comemoração aos 60 anos do Kennel Clube do Ceará (KCEC) e do aniversário da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Centro de Eventos do Ceará receberá o concurso que tem em sua programação 4 exposições caninas, sendo duas internacionais, uma panamericana e uma latino-americana.
Ao todo, cães de mais de 60 raças de criadores vindos de todo o Brasil participam da programação. A entrada é gratuita e a organização recebe durante os dois dias do evento doações de ração e medicamentos que serão destinados a ONGs que cuidam de animais abandonados.
Entre as raças raras participantes, destaque para Welsh Corgi Cardigan – raça inglesa, variação dos cães criados pela Rainha Elizabeth; Yakutian Laika – raça russa bem recente e que tem tido uma boa aceitação no Brasil; Rhodesian Ridgeback – raça africana usada inicialmente na caça e proteção contra leões e Borzoi – raça que é um dos Símbolos Nacionais da Rússia.
Para participar, os cães inscritos devem ter obrigatoriamente o Pedigree CBKC ou Pedigree emitido por algum país-membro da Federação Internacional de Cinofilia – FCI. O documento é o registro oficial do cão e atesta que ele tem uma linhagem pura. Além disso, obedecendo o regramento internacional, o bem-estar do cão deve estar comprovado por um laudo veterinário, além da comprovação da sua carteira de vacinação atualizada. Eles devem ainda estar bem acondicionados e microchipados.
Os cães são avaliados em critérios de conformação, beleza e cuidado. Toda a competição segue diretrizes internacionais que indicam os melhores cães, que na linguagem cinófila significa dizer o cão que está mais próximo dentro do padrão internacional daquela raça, que detém todas as suas características físicas e comportamentais.
Durante as exposições caninas, os árbitros especialistas avaliam parâmetros de porte, estrutura, pelagem, dentição, olhos, disposição e até mesmo o caminhar desses cães para atestar quão boa está aquela criação. A competição fecha o calendário oficial de competições da cinofilia do Brasil neste ano e garante pontos para a premiação final do ranking nacional.
“As Exposições Cinófilas são eventos que contemplam o trabalho dos criadores brasileiros e fortalece a cinofilia nacional. Vamos reunir cães de raças raras, animais premiados em diversos eventos no Brasil e no mundo por sua beleza, cuidado, e saúde. Fortaleza tem forte tradição no circuito brasileiro, já realizamos com sucesso uma edição das Exposições Américas e Caribe da FCI e temos certeza que o público focará muito feliz em assistir e conhecer mais do universo da criação responsável de cães de raça do nosso país. É uma oportunidade especial para ver de perto várias raças de cães e conhecer mais do nosso universo”, pontua Fábio Moreira Amorim, Presidente da CBKC.
Exposição de Aniversário da CBKC qualificará cães para a Crufts
Os cães participantes terão ainda a oportunidade de se qualificarem para participar da Crufts, a maior exposição de cães do mundo, organizada pelo The Kennel Club, na Inglaterra. É a primeira vez que uma exposição na América do Sul entra na lista de qualificadoras oficiais.
Superintendente do Kennel Ceará, Rafael Moreno, ressaltou a importância do evento na Capital cearense. Para ele, a exposição deve atrair não apenas quem já cria animais, mas também o público que tem interesse em criar cães.
“Esta exposição é um evento de grande magnitude. Por trazer cães de diversas raças, muitas delas não conhecidas do público em geral, bem como por ser a única etapa classificatória do Brasil para o maior torneio de cães do mundo, que é o Crufts. Além disso, oportuniza ao público conhecer melhor cada raça, saber dos seus costumes e rotinas, para, assim, ter mais informações e tranquilidade caso este público queira começar a criar cães. Sem dúvidas, será um evento com grandes atrativos para aqueles que lá comparecerem”, disse.
Além das exposições gerais, o evento terá pistas especializadas nas raças Pinscher Miniatura, Fila Brasileiro e American Staffordshire Terrier. Durante os intervalos, ainda serão realizados shows e apresentação de batalhões de cães da polícia e das Forças Armadas.
Serviço
ExpoCBKC – Exposições internacionais de cães em Fortaleza
-
Data: 2 e 3 de novembro
-
Local: Centro de Eventos do Ceará
-
Evento classificatório para o Crufts
-
Entrada gratuita.
-
Sugestão de entrevistados:
-
Rafael Moreno – Superintendente do Kennel Ceará
-
Fábio Moreira Amorim, diretor-presidente da CBKC.
-presidente da CBKC.
-
Fortaleza sedia festival com exposições internacionais de cães de raça raras; entrada é gratuita.
Greyce Matias
4 semanas ago