Exposição “NAMI – Integrando Saberes, Transformando Vidas” retrata a trajetória desse núcleo de prática da Unifor e sua relevância para a comunidade acadêmica e cearense.

O  Núcleo de Atenção Médica Integrada foi inaugurado em 1978, apenas cinco anos após a criação da Unifor (Foto: Acervo Fundação Edson Queiroz)

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – exibe, a partir do dia 10 de outubro, a mostra fotográfica NAMI – Integrando Saberes, Transformando Vidas. As 30 fotografias, que contam a história e destacam a importância desse equipamento para a comunidade acadêmica e para a sociedade cearense, ficam expostas até o dia 21 de dezembro, no hall da Biblioteca da Unifor. A exposição conta com a curadoria do professor de Fotografia da Instituição, Jari Vieira.

“As fotografias capturam não apenas a evolução das instalações e das práticas do Núcleo, mas também a transformação profunda na maneira como se promove a saúde por meio da educação. Cada imagem conta uma história de progresso e inovação, ilustrando como a formação de profissionais com uma visão integrada da saúde contribui para um atendimento mais humanizado e eficaz”, afirma Jari.

A homenagem visual ao Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, organizada pela Divisão de Arte e Cultura. O equipamento foi criado em 1978, e desde então tem se destacado como pilar fundamental na interseção entre saúde e educação, exemplificando a sinergia entre esses dois campos fundamentais para o bem-estar da comunidade.

“Esta mostra fotográfica evidencia a importância do NAMI para a saúde e a educação na Unifor e em nosso estado, ao apresentar seus aspectos pioneiros e inovadores. A mostra faz parte do Projeto Conexões Criativas, iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão em parceria com os centros do conhecimento da Universidade, com o objetivo de aproximar nossa comunidade acadêmica dos projetos de extensão, por meio de mostras que articulam a arte e a cultura a saberes diversos”, destaca Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor.

A escolha das imagens que melhor refletissem a importância do equipamento para a capital cearense contou com a colaboração da diretora do NAMI, professora Aline Veras, que relata: “participar do processo de seleção das fotos que constituem a amostra foi uma verdadeira viagem pela história da assistência à saúde do município de Fortaleza, desde antes da existência do SUS. É lindo ver como o NAMI se transformou e segue transformando vidas ao longo de sua história”.

Sobre o NAMI

O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, referência nas regiões Norte e Nordeste, realiza atendimentos multidisciplinares tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular.

Como parte da sua responsabilidade social, o NAMI oferece diversos serviços – exames, vacinas, análises clínicas, centro de imagens, entre outros – sempre reforçando sua excelência na assistência à população.

> LEIA MAIS | Atenção integrada à saúde

Serviço

Mostra fotográfica NAMI – Integrando Saberes, Transformando Vidas

Curadoria: Jari Vieira

Abertura: 10 de outubro de 2024, 9h30, no Auditório da Biblioteca

Visitação: 10 de outubro a 21 de dezembro de 2024

Local: Hall da Biblioteca Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)