O parque temático Preguiçolândia, no shopping Iguatemi Bosque, em sua última semana na cidade, preparou uma programação especial em parceria com o curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro). Com o mês de Setembro Amarelo acontecendo em meio a discussões sobre cuidados com a saúde mental, o parque traz o contexto do ócio criativo e a importância do descanso na rotina frenética do dia a dia.

 

Nos dias 23, 25 e 26 de setembro, a Preguiçolândia traz uma série de palestras e rodas de conversa abordando temas como: Saúde Mental na Infância e o Equilíbrio da Rotina, Entre vozes e sentidos: a saúde mental em diálogo, Estou de Bem com a Vida e Elogio à Preguiça: Uma Perspectiva Psicanalítica do Não-Fazer. Os espaços serão mediados por profissionais da saúde que vão conversar com os visitantes sobre a preservação da saúde emocional. O intuito é aprofundar o debate sobre a saúde mental, criando um ambiente seguro e acolhedor para discussões sobre autocuidado e equilíbrio emocional.

 

“A parceria entre o Iguatemi e a Unifametro, por meio do espaço Preguiçolândia, traz importantes discussões para ao público. Ao oferecer palestras e rodas de conversa gratuitas sobre saúde mental, estimulamos a reflexão sobre o autocuidado e a importância do apoio psicológico. Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em promover o bem-estar emocional de todos”, destaca o professor Maia Neto, coordenador do curso de Psicologia da Unifametro.

 

Programação:

Segunda-feira, 23 de setembro, 14h às 16h

  • “Roda de conversa: saúde mental na infância e o equilíbrio da rotina”

  • Psicóloga Karen Stefanny Crisóstomo Ramos (CRP 11/13272)

 

Quarta-feira, 25 de setembro, 16h às 18h

  • “Entre vozes e sentidos: a saúde mental em diálogo”

  • Psicóloga Maria Zelfa de Souza Feitosa Oliveira (CRP 11/09572)

 

Quinta-feira, 26 de setembro, 14h às 16h

  • “Roda de conversa: estou de bem com a vida”

  • Psicólogo José Édson da Silva (CRP 11/04772)

 

Quinta-feira, 26 de setembro, 19h às 21h

  • “Elogio à preguiça: uma perspectiva psicanalítica do não-fazer”

  • Psicólogo Marcus Kleredis Monteiro Vieira (CRP 11/03604)

 

“Sempre está de portas abertas para receber espaços como esses, que trazem discussões pertinentes à sociedade. Não por acaso nossa programação sempre está repleta de exposições, feiras, ações com serviços de saúde e muitos outros. Nossos clientes entendem que o Iguatemi é o shopping da família sendo um espaço acolhedor de lazer, descanso e diversão”, informa a gerente de marketing do shopping, Elirdes Costa.

 

A proposta do ócio na Preguiçolândia

O espaço, considerado o primeiro parque temático da América Latina com foco no ócio criativo, convida o público a desacelerar e valorizar o descanso como uma forma de cultivar a saúde mental. Inaugurado com a temática do personagem Gudetama, da Sanrio, o local tem como proposta proporcionar uma experiência imersiva e gratuita, conectando principalmente a Geração Z ao conceito de ócio criativo.

 

“A proposta desses momentos é proporcionar uma reflexão profunda sobre o papel do ócio criativo no cuidado com a mente, especialmente durante o Setembro Amarelo, e reforçar a importância de falar sobre saúde mental”, explica Alex Façanha, diretor-executivo da Baladeira.Lab, agência criadora do parque.

 

A Preguiçolândia é a primeira exposição do gênero no Brasil e apresenta uma oportunidade única para jovens e adultos explorarem o equilíbrio entre trabalho, lazer e o descanso consciente. O parque destaca-se por oferecer uma experiência lúdica com o carismático Gudetama, símbolo do não-fazer e do descanso.