“Luiz Gonzaga: 110 anos do Nascimento” é baseada no livro homônimo do autor paraibano Paulo Vanderley. Com visitação gratuita, a mostra estará disponível para visitação até 13 de outubro.
O RioMar Fortaleza recebe uma exposição interativa sobre o artista de uma forma nunca vista. Trata-se da mostra baseada no livro “Luiz Gonzaga: 110 anos do Nascimento”, de autoria de Paulo Vanderley, pesquisador sobre a vida e a obra do artista, que acontece até 13 de outubro, na Praça de Eventos 1, com visitação gratuita. A mostra ocupa 300 m², reunindo uma parte inédita do acervo pessoal da coleção de Paulo Vanderley, inclusive itens que já foram utilizados na produção de cenários e figurinos de filmes e séries sobre a vida do Rei do Baião.
O público também vai ter a chance de conferir aproximadamente 100 artigos originais e inéditos da carreira e vida pessoal do artista. Entre eles, estão fotos originais do acervo pessoal de Luiz Gonzaga, a caixa do box “50 Anos de Chão”, autografada pelo artista em fevereiro de 1988, uma entrevista manuscrita para uma revista de Luxemburgo, nos anos 1970, o documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford), o cartão de crédito original do Banco do Brasil, exemplares de revistas dos anos 1950, contendo matérias sobre o artista (Revista do Rádio, Radiolândia, O Cruzeiro, entre outras), 44 LPs de carreira, de 1958 a 1989, e 1 disco de 78 RPM, de 1947, contendo a faixa do clássico “Asa Branca.”
A mostra contempla ainda áudios e vídeos com entrevistas do próprio Rei do Baião e outros artistas. “A exposição é uma imersão no próprio livro, que aborda a vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, homenageando os 110 anos de seu nascimento, comemorado em 13 de dezembro de 2022. São sete ilhas contendo material impresso e telas touch, em que os visitantes podem acessar um grande conteúdo de informações sobre Gonzaga, incluindo QRcodes que levam para entrevistas de artistas contando seus ‘causos’ com o homenageado”, ressalta Paulo Vanderley.
Causos, histórias e memórias
A obra “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento” é resultado de 33 anos dedicados à pesquisa da musicalidade e universo gonzagueano por Paulo Vanderley, com o objetivo de democratizar e compartilhar a história e a arte do Rei do Baião. Com quase 500 páginas, o livro é contado em primeira pessoa, pelo próprio Luiz Gonzaga, por meio da transcrição de trechos garimpados minuciosamente de mais de 100 entrevistas de rádio, TV, apresentações e, ainda, de bate-papos informais que foram gravados. Todos os áudios e imagens das transcrições estão disponibilizados para o leitor por meio de QRcodes dispostos pelas páginas do livro. Os traços do cearense Mestre Espedito Seleiro permeiam o projeto gráfico da obra.
O livro faz parte de um box, que traz também um post colecionável, carteira e dentro dela, retrato 3×4 do artista, réplica de documento de carro e uma cédula de 110 gonzagas. Tem até a réplica do cartão ouro do Banco do Brasil, encartes, todas as capas de todos os LPs em tamanho original, capas dos compactos e contratos de shows. “É o mais rico material já publicado sobre o grande artista nordestino Luiz Gonzaga, proporcionando ao leitor acesso à obra completa do Rei do Baião. Uma publicação digna de coleção para todos os súditos do rei”, completa Paulo Vanderley.
O box completo pode ser adquirido no site luizluagonzaga.com.br, pelo valor de R$ 330,00, mais frete.
FICHA TÉCNICA
Design de Exposição e instalações
Curadoria e acervo: Paulo Vanderley – @paulovanderley_
Assessora de Curadoria: Roberta Jansen – @robertabjansen
consultora: Yolanda Celeste – @yolandaceleste
Arquitetura e paisagismo: Patrícia Jansen – @patriciaajansen
Design: Vladimir Barros – @vladimirbsouza
Cenografia: Eric Tavares – @erictav.r
Cenografia e produção: Valdemir Cabral – @valdemircabraljr
Editora: Viu Cine
SERVIÇO:
Exposição “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”
Data: até 13 de outubro
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 13h às 21h
Local: Praça de Eventos, Piso L1, RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza)
Atração gratuita.