Em uma conversa sem filtros, o humorista compartilha experiências de vida e curiosidades de sua carreira e vida pessoal.
Após passar pelo tratamento de uma prostatite, o apresentador encoraja outros homens a fazerem o exame de toque e afirma que, sem isso, podem morrer mais cedo por causa de “um dedinho” .
No episódio de agosto, o PodSempre, videocast da rede de farmácias Pague Menos, recebe ninguém menos que Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador que está à frente do programa “A Praça é Nossa” por quase quatro décadas. Em uma conversa descontraída com a apresentadora Juliana Oliveira, o ícone da televisão brasileira compartilha suas experiências e rotina, revelando como mantém a vitalidade e o bom humor no auge dos 88 anos e após décadas de carreira. Com o tema “Como envelhecer com saúde”, o episódio vai ao ar no dia 11/09, às 12h, pelo YouTube.
Apesar da rotina como apresentador de TV; roteirista; produtor; diretor-executivo; ator e escritor, Carlos Alberto comenta que é fisicamente ativo e disciplinado e não abre mão dos exercícios na academia. Tudo começou aos 15 anos, no ensino médio, quando se aventurou pela natação. O esporte fez com que se tornasse disciplinado e, com o tempo, aprendeu a jogar tênis e até mesmo lutar capoeira. Hoje, pratica seu treino diário, que considera fundamental, principalmente focado em suas pernas, para ter firmeza e evitar mais quedas – episódio traumático que, em 2023, resultou em uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro causado por um acidente doméstico.
Com quase nove décadas vividas, o apresentador do programa mais antigo da TV brasileira, esbanja saúde, conquistada com a prevenção. Ter uma boa alimentação e evitar excessos são algumas das dicas que compartilhou. “O segredo para chegar bem na terceira idade é começar bem a ‘primeira idade’. É fazer esportes, evitar cigarro e bebida, se preocupar com tomar os remédios certos e não deixar uma doença te pegar. E se pegar, tratar do começo. É muito gostoso saber que tem saúde!”, ressalta ao comentar que não tem problemas de articulação. “Tem que respeitar seus limites. Isso é muito importante. Tem que respeitar seu corpo, porque é a única coisa que temos. Se você maltratá-lo, ele vai sofrer”.
Além do cuidado de Renata Domingues, médica e sua esposa há oito anos, e da “farmacinha” em casa, Carlos Alberto também realiza exames de rotina. Entre eles, relatou com humor suas visitas ao urologista e reforça a importância desse acompanhamento profissional para os homens. “Não tenham vergonha! O dedo é mais fino que seu cocô. É preconceito! Não fazendo isso, você pode morrer mais cedo por causa de um dedinho. Tem que precaver!”, destaca o humorista, que já foi diagnosticado com prostatite.
Além de cuidar do corpo, o apresentador também coloca em prática exercícios para cuidar da mente. “O mais importante, pra mim, é não deixar a cabeça envelhecer! O corpo está velho, mas não podemos deixar o cérebro parar. Tem que usar sempre. No dia em que a cabeça envelhecer, acabou. Eu não quero ficar de pijama em casa esperando a morte chegar”, pontua. Para isso, realiza algumas atividades como palavras cruzadas, desenhar, colorir, ler e se mantém atualizado e sem medo do novo.
Segundo ele, outro componente importante no dia a dia, além dos remédios e complementos vitamínicos é a alegria. “Você ser alegre, sorrir. Rir é bom, é importante!”, pontua o humorista dono de uma das risadas mais icônicas da história da televisão brasileira. Na contramão da felicidade, outro conselho dado por ele é sobre enfrentar momentos difíceis. “Deixe para tomar uma decisão no dia seguinte. O que pode ser uma tormenta em um dia, no outro pode não ser. Sempre que tiver um problema, registre em algum lugar para que, no futuro, possa ver que nem era tudo isso”, relata.
Exames e consultas são parte fundamental do cotidiano do humorista, que aos 88 anos, comentou orgulhoso sobre sua saúde. Tendo em vista a importância desse acompanhamento, e para facilitar ainda mais o acesso a exames de rotina, a Pague Menos e Extrafarma possuem os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, que estão disponíveis em 1.100 lojas da rede. Lançados em 2014, têm o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Esse espaço oferece mais de 60 procedimentos, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e aferição de pressão, além de aplicação de injetáveis e diversas opções de exames graças a soluções modernas oferecidas por health techs. Outro diferencial da companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique & Retire, Prateleira Infinita, lockers, televendas além de um canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.653 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.