O Dia do Hot Dog, comemorado no dia 9 de setembro, é uma data para celebrar um dos lanches mais populares do mundo. Originário dos Estados Unidos no final do século 19, o hot dog ganhou muitas versões, refletindo a diversidade de sabores e preferências. No Brasil, a versatilidade pode ser percebida com cada região adicionando seu toque ao clássico.
De carne moída com vinagrete e ovos de codorna na Paraíba, a chucrute em Santa Catarina, passando por molho de tucupi e folhas de jambu no Pará, até a combinação de rapadura, bacon e pimentão em Minas Gerais, o hot dog brasileiro é exemplo da criatividade na culinária.
Em um ranking recente da TasteAtlas sobre os melhores cachorros-quentes do mundo, uma das versões do brasileiro ficou em terceiro lugar. A lista é liderada pelo Choripán, da Argentina, seguido do El Completo, do Chile.
Inovação e criatividade
Com a oportunidade de explorar novos sabores e surpreender os clientes, as redes de fast food também têm apostado na criatividade para reinventar o clássico hot dog. Um exemplo disso é o Azilados Casa de Sanduíches, que trabalha com duas opções de hot dog no cardápio, o Doguito, uma versão clássica preparada com salsicha, pão, molho especial, batata palha e milho, e o Dog Prensado, com salsicha, queijo cheddar, molho de tomate da casa, batata palha e milho prensados na chapa, esse hot dog oferece uma textura crocante.
Além disso, em uma edição especial, a marca lançou em junho deste ano uma versão para o São João: o Dog Prensado Caipira. Feito na chapa e com uma combinação de salsicha, carne de sol, queijo cheddar, molho de tomate da casa, batata palha e milho, este hot dog trouxe um sabor regional para a celebração.
Com a inovação presente em todas as marcas do Grupo Azilados, quem também ganhou uma versão diferente de hot dog foi a Em Nome da Pizza, com um mini cachorro quente feito com massa de longa fermentação com linguiça cuiabana artesanal, ketchup, maionese, mix de gergelim e cebolinha.
Para Jorge Lima, estrategista do Grupo Azilados, incrementar nas versões do lanche é uma oportunidade para inovar. “Buscamos sempre novas formas de oferecer algo diferente para nossos clientes. Cada criação é pensada para trazer um pouco mais de sabor e experiência para o nosso público, oferecendo não apenas um lanche, mas uma experiência”, destaca.