Em agosto, mês dedicado à luta da população em situação de rua, o Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e diversos equipamentos culturais, está com a Campanha Estouro Cultural. A iniciativa visa promover o direito ao acesso, permanência e participação das pessoas em situação de rua nas políticas culturais, em articulação com redes de proteção social e diálogos com os territórios. A programação segue até a próxima terça-feira (27).

A Campanha Estouro Cultural é uma resposta à necessidade urgente de inclusão cultural para aqueles que enfrentam os desafios da rua. Através de um conjunto de discussões e ações estratégicas, o movimento busca garantir o acesso, a permanência e a participação das pessoas em situação de rua nos equipamentos culturais. Além disso, a campanha propõe fortalecer as trajetórias dos artistas de rua e daqueles em situação de superação da rua, oferecendo oportunidades de formação, vivências práticas e geração de renda no campo da arte e da cultura.

“O Estouro Cultural é uma manifestação de cuidado e inclusão, que coloca a população em situação de rua no centro das políticas culturais. É uma iniciativa que não só valoriza as expressões artísticas dessa população, mas também desafia preconceitos, promovendo a dignidade e o direito à cultura como um caminho para a transformação social”, afirma Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar.

A campanha surgiu em 2023, no Cineteatro São Luiz, com o objetivo de aproximar a população em situação de rua, especialmente a da Praça do Ferreira, das ações culturais do espaço público. Em agosto de 2024, o projeto se expandiu para outros equipamentos culturais geridos pelo IDM em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), mobilizando diversas atividades durante o mês de luta da população em situação de rua.

A iniciativa também tem por objetivo construir narrativas que ajudem a quebrar estigmas e preconceitos, promovendo a dignidade e o respeito às pessoas em situação de rua.

Programação

Ao longo do mês de agosto, a Campanha Estouro Cultural promove uma série de atividades socioculturais, incluindo oficinas, intervenções artísticas, apresentações culturais e rodas de conversa.

Programação do Estouro Cultural:

  • 26/08/2024: Oficina Arte em Linha com Zé do Nó (parceria NAT-CDMAC)
    14h
    Casa da Sopa – Rua Assunção, 431, Centro, Fortaleza – Ceará
  • 27/08/2024: Ação Sociocultural Poeta Mário Gomes
    15h às 17h
    Arena Dragão (Embaixo do Planetário do Centro Dragão do Mar)
  • 27/08/2024: Cine Se Achegue
    16h
    Centro Dragão do Mar
  • 27/08/2024: Formação sobre a política municipal para a população em situação de rua, com Elias Figueiredo (Centro POP)

Saiba Mais

 

O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.

 

A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.