Fruto de parceria entre o Núcleo de Articulação Territorial e o Museu da Cultura Cearense, a exposição “Reinvenção Imagética da Identidade” reúne fotopinturas de pessoas em situação e superação de rua retratadas pelo Mestre Julio Santos.
Marcando o Dia da Fotografia e o Dia da Luta das Populações em Situação de Rua, efemérides do dia 19 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do seu Núcleo de Articulação Territorial (NAT) e do Museu da Cultura Cearense (MCC) em parceria com o Centro POP, abre ao público, nesta terça-feira (20), a partir das 18h, na Varanda dos Museus, a exposição “Reinvenção Imagética da Identidade”, do Mestre Julio Santos. Composta por 13 fotopinturas, a mostra gratuita permanecerá disponível para visitações diárias, das 9h às 21h, até 3 de setembro de 2024.
Treze pessoas em superação e situação de rua que circulam com regularidade nas proximidades do Centro Dragão do Mar, foram convidadas a participar de uma sessão fotográfica, ocasião em que compartilharam suas vivências e relataram como gostariam de ser apresentadas. As narrativas, transformadas em arte pelas talentosas mãos do Mestre Julio, agora são exibidas na galeria de fotopinturas que compõem a série imagética.
De acordo com Valéria Laena, assessora do Museu da Cultura Cearense, a técnica da fotopintura é aplicada como forma de afirmar a existência dessas pessoas e ressignificá-las, a partir da fabulações de outros presentes/futuros, com uma proposta lúdica e sensível que estimula o sonhar em um outro e íntimo lugar de existir. “A ação materializa-se como a dignidade outrora negada, perdida ou mesmo esquecida, estimulando a autoestima em um aspecto de superação e redescoberta das possibilidades imagéticas da construção do ser e do exercício da cidadania”, declara a gestora.
Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço: Abertura da exposição “Reinvenção Imagética da Identidade”, do Mestre Julio Santos em alusão ao Dia da Fotografia e ao Dia da Luta das Populações em Situação de Rua
Data: 20 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Varanda dos Museus, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Após a abertura, a mostra poderá ser visitada diariamente, das 9h às 21h, até 3 de setembro de 2024.