Em palestra no NM2B, o publicitário abordou o impacto da tecnologia no mercado, as transformações no padrão de consumo.

 

O publicitário e empreendedor Gian Franco, sócio e CSO da Pande, participou, nesta quarta-feira (07), do Nosso Meio to Business (NM2B), no La Maison, em Fortaleza. Em sua apresentação para um público de quase 800 pessoas, ele frisou a importância de cada vez mais as grandes marcas adaptarem seu olhar para o digital, englobando produtos e serviços, como forma de protagonizar uma melhor experiência para seus clientes.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (Abes), os investimentos em tecnologia, no Brasil, ultrapassaram a marca dos US$ 50 bilhões, em 2023. No entanto, Gian defende que somente investir em tecnologia não é o suficiente.

 

“Se olharmos apenas para a tecnologia e não para o seu impacto, não estaremos vendo o futuro. Vivemos em um momento de mudança, em que a experiência tem sido peça chave, e a tecnologia é apenas uma das formas que podemos utilizar para protagonizar isso. É preciso, além de tudo, identificar os sinais de comportamento para pensar em um modelo de negócio de uma maneira diferente e inovadora. A partir do momento que se pensa dessa forma e se identifica esses padrões, começamos a pensar no futuro de fato”, explica.

 

Gian ainda ressaltou que essa nova visão exige também uma mudança na forma de pensar as estratégias, transição essa nomeada por ele de saída da mentalidade mecanicista para a mentalidade sistêmica.

 

“Precisamos interpretar o mundo de uma maneira diferente, que se dá através da mentalidade sistêmica. Essa forma de pensar se caracteriza pela interdependência, pela integração e pela extensão de fronteiras, enquanto a mecanicista, que simboliza o ultrapassado, opta pela segregação, fronteiras estreitas e foca no reducionismo”, conclui.

 

O evento, promovido pelo Nosso Meio, segue até esta quinta-feira (08), tendo cerimonial realizado por Wladson Sidney, o “mestre sem cerimônias” e, entre os palestrantes deste segundo dia: André Vernareccia (TikTok), Essio Floridi (Samsung Ads), o ator e diretor Moisés Loureiro, Nathalia Garcia (Bradesco) e o escritor e consultor de marketing André Carvalhal.