No dia 09 de agosto, às 17h, o médico e especialista em cirurgia robótica Leonardo Bezerra será o destaque do 9º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Endometriose (SBE), realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Dr. Bezerra, cientista e um dos pioneiros em cirurgia robótica no Estado, abordará a Promontofixação Laparoscópica, uma das palestras mais aguardadas do evento.
O congresso, que tem como tema “O Cirurgião e a Paciente: Uma Parceria Necessária”, reunirá cirurgiões ginecológicos de todo o país para discutir técnicas inovadoras e procedimentos minimamente invasivos. Além da palestra de Leonardo Bezerra, o evento contará com discussões sobre Ooforoplastia, Histerectomia, Miomectomia, Cerclagem e Linfadenectomia Laparoscópica.
Segundo o Dr. Leonardo Bezerra, o momento é de aprendizado e inovação para a categoria. “A Técnica de Promontofixação Laparoscópica exemplifica como a inovação pode aprimorar a cirurgia minimamente invasiva e beneficiar os pacientes. Espero que possamos explorar novas técnicas, fortalecer a colaboração e elevar o padrão da nossa prática clínica”, conclui.
Para mais informações e inscrições, acesse https://www.congressosbe.com.
Saiba mais sobre a Técnica
A promontofixação laparoscópica é uma cirurgia minimamente invasiva para corrigir o prolapso vaginal. Após anestesia geral e posicionamento da paciente, cria-se um pneumoperitônio e inserem-se trocartes. O peritônio é dissecado para mobilizar o ápice vaginal, e uma tela de polipropileno é ajustada e fixada ao promontório sacral e à parede vaginal, garantindo uma fixação sem tensão. O peritônio é fechado sobre a tela, e procedimentos adicionais podem ser realizados conforme necessário.
Saiba mais sobre Dr. Leonardo Bezerra
Especialista em Cirurgia Robótica, Laparoscopia Ginecológica, Uroginecologia, Dor Pélvica e Endometriose. Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Leonardo Bezerra tem mestrado e doutorado em ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Também é professor adjunto de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Ceará (UFC), supervisor da residência médica de Endoscopia Ginecológica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), orientador e membro do Colegiado do Mestrado e Doutorado em Cirurgia também da mesma Universidade.