O Instituto Dragão do Mar (IDM) recebeu uma comitiva da Casa de Cultura de Paraty, do Rio de Janeiro. A equipe é responsável pela gestão de diversos equipamentos culturais em Paraty e demonstraram um profundo interesse em trocar experiências e conhecer de perto o trabalho realizado pelo IDM.
Durante a reunião entre a comitiva e a diretoria do IDM, foram discutidas possíveis oportunidades de colaboração e parcerias. A comitiva ficou de fazer ainda uma série de visitas ao longo da semana e participará de atividades programadas para uma imersão completa nas práticas de gestão cultural do IDM e em alguns dos 16 equipamentos geridos pela Organização Social.
“A troca de conhecimentos e a aproximação entre as instituições promovem um ambiente propício para o crescimento mútuo e a promoção de uma cultura diversificada. Nossa expectativa é que essa visita fortaleça os laços e traga benefícios significativos para as instituições e, sobretudo, para a comunidade. ”, disse Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM.
No encontro, que representou um marco significativo de intercâmbio cultural, estiveram presentes, além de Rachel Gadelha, Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural do Instituto, Cristina Maseda, diretora-geral da Casa da Cultura de Paraty, e Mônica Nemer, responsável pela coordenação do programa educativo e biodiversidade.
A Casa da Cultura de Paraty desempenha um papel importante na preservação e promoção do patrimônio cultural e imaterial da região. Localizada em um casarão de 1754, a Casa da Cultura de Paraty é o principal equipamento cultural público da cidade, vinculado à Secretaria de Cultura. Instituída em 1990 pela Prefeitura, a Casa sempre teve como foco prioritário a valorização e fomento do patrimônio e diversidade cultural de Paraty, com ampla e contínua programação em três eixos: Patrimônio Cultural, Artes Visuais e Música.
Saiba Mais
O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.
A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará.