Cenário econômico no Ceará estima queda nas vendas deste ano.
O Dia dos Pais, comemorado em 2024 no dia 11 de agosto, está entre as datas que mais movimentam o comércio mundialmente. No entanto, a situação econômica do país e a realidade financeira da população influenciam muito na rentabilidade da data para o comércio.
De acordo com o Panorama do Comércio Julho de 2024, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Confiança do Consumidor está perdendo força cada vez mais. Enquanto em agosto de 2023 ele estava em 95, este ano o mês começa com o indicador em 91,1 pontos. Isso significa que os consumidores estão menos dispostos a gastar do que no mesmo período do ano anterior.
O cenário no Ceará não é diferente. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma movimentação de R$ 202 milhões no comércio local, representando uma queda de 17,55% em relação ao ano anterior.
Diante desse panorama, Wosley Nogueira, consultor de negócios com vasta experiência no mercado, ressalta a importância de inovar para atrair clientes e aumentar as vendas. “Em tempos de incerteza econômica, a criatividade e a personalização podem fazer toda a diferença. Oferecer experiências únicas e criar ações promoções exclusivas para a data são fundamentais para conquistar a atenção do consumidor”.
Entre as sugestões do consultor para os empreendedores estão a criação de campanhas temáticas que envolvam toda a família, incluindo a possibilidade de proporcionar eventos interativos para atrair novos clientes e ofertas personalizadas para clientes antigos, baseadas no histórico de compras dele. “É crucial conhecer o perfil do seu público-alvo e oferecer soluções que atendam às suas necessidades e desejos. Trabalhar um marketing digital pensando no entretenimento, isso vale para toda estratégia da empresa nas redes sociais, e explorar o potencial do e-commerce são estratégias que podem trazer resultados expressivos”, complementa.
Wosley também destaca a importância de parcerias estratégicas para alavancar as vendas. “Colaborar com outros negócios locais para criar pacotes ou ações promocionais pode ser uma excelente maneira de agregar valor e atrair mais consumidores”, sugere.