Segundo Sindicerv, cervejas leves são a paixão dos brasileiros e marcas tradicionais como Brahma se destacam no mercado.
No mês de agosto, na primeira sexta-feira, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, uma data que celebra a diversidade dos estilos de cerveja, as diferentes formas de consumir a bebida e a tradição festiva por trás de cada gole. Seja assistindo futebol, no happy hour após o expediente, no churrasco em família ou no boteco, a cerveja está sempre presente.
Além da sua importância cultural, a indústria cervejeira é um importante gerador de empregos e impulsionador da economia. De acordo com o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o setor contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, e geração de 2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), contribuindo significativamente para o desenvolvimento social do país.
No Brasil, as cervejas leves são as mais consumidas, popularizando-se devido ao nosso clima quente. Segundo uma pesquisa do hub de conteúdo Surra de Lúpulo, com apoio do Sindicerv, cervejas do estilo American Lager e International Lager representam a maior fatia de consumo no país, pois combinam perfeitamente com as altas temperaturas e o estilo de vida ao ar livre dos brasileiros.
Um exemplo icônico que ilustra esta tradição é o Chopp Brahma. Produzida desde 1888, a marca construiu sua história ao lado dos brasileiros, sendo um símbolo das comemorações nacionais, servida em momentos de alegria, simbolizando a convivência e a hospitalidade típicas do Brasil.
“O Chopp Brahma é mais que uma bebida, é uma tradição que combina frescor, cremosidade e sabor incomparável, a cara do brasileiro e da brasileira. Sua capacidade de reunir pessoas e transformar qualquer ocasião em um momento especial é o que o torna tão amado pelo consumidor. Ele representa o espírito festivo e acolhedor do brasileiro, sempre pronto para brindar, seja no futebol, no show sertanejo, no churrasco ou nas festas típicas do nosso país”, afirma Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.
Outra marca de destaque é a Bohemia, cuja história remonta ao ano de 1853. Produzida na cervejaria mais antiga do Brasil ainda em funcionamento, a Bohemia é conhecida por sua qualidade e tradição de mais de um século. Localizada na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Cervejaria Bohemia faz parte de um complexo turístico com cervejaria, bar, restaurante e museu, que possui visitas guiadas para os visitantes conhecerem de perto o processo de fabricação e a rica história da cerveja no país.
Com uma história rica, inovação constante e uma forte conexão com as tradições locais, o Mês da Cerveja é a oportunidade perfeita para apreciar a diversidade e a qualidade das cervejas brasileiras, celebrando cada brinde como uma homenagem ao nosso jeito de viver e compartilhar momentos especiais.