A Mostra de Cinema Político contará com as exibições de quatro longas-metragens nos dias 4, 8 e 9 deste mês.

 

    Nos dias 4, 8 e 9 de agosto, em parceria com o Cinema do Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes realiza a Mostra de Cinema Político, em homenagem à criação da Lei da Anistia, que marcou o fim da Ditadura Militar no Brasil, em agosto de 1979. Dando sequência às celebrações pela luta em defesa da democracia, a Mostra de Cinema Político exibe gratuitamente quatro longas-metragens que discutem os danos da ditadura no país e as formas de resistência da sociedade civil.

     Para além das comemorações, esse Agosto da Memória traz outros importantíssimos motivos para reflexão: o encerramento das atividades institucionais do Governo do Estado do Ceará para lembrar os 60 anos da ditadura, os 50 anos da morte do Frei Tito de Alencar, 1 ano da assinatura do Protocolo de Intenções e, não menos importante, o 11° aniversário da Escola Porto Iracema, escola pública de formação e criação em artes do Estado do Ceará.

     As exibições no Cinema do Dragão serão divididas em dois blocos: no domingo (4), às 17h, na sala 2, será exibido o longa ‘Ana. Sem Título’ (2020), de Lúcia Murat; em seguida, às 19h10, será a vez do filme ‘A Flecha e a Farda’ (2020), direção de Miguel Antunes Ramos. Nos dias 8 e 9, às 14h, na sala 1, será exibido o longa ‘Hoje’ (2011), de Tata Amaral, e ‘Torre das Donzelas’ (2018), de Susanna Lira, respectivamente. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso 1h antes das sessões na bilheteria do Cinema do Dragão.

 

Sobre o Cinema do Dragão

 

     O Cinema do Dragão integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

 

PROGRAMAÇÃO

 

ANA. SEM TÍTULO (Brasil, 2020)

dir. Lúcia Murat // 110 min. // 14 anos

Sinopse: Durante a realização de um documentário sobre artistas plásticas dos anos 1970 e 1980, a atriz brasileira Stela descobre a existência de Ana, uma jovem que desapareceu durante esse período. Obcecada pela história, ela decide ir atrás do que realmente aconteceu com a garota.

Sala 2 – Sessão:

Domingo (04/08) – 17h

 

A FLECHA E A FARDA (Brasil, 2020)

dir. Miguel Antunes Ramos // 90 min. // 12 anos

Sinopse: Cinquenta anos depois de sua feitura, reaparece a filmagem da formatura da primeira e única turma da Guarda Rural Indígena. Em 1970, oitenta indígenas marcharam, fardados, no pátio de uma delegacia, para a cúpula do regime militar. Cinquenta anos depois, o filme busca estes guardas – seus corpos, suas histórias, suas memórias. As fraturas, os silêncios, aquilo que permanece e aquilo que se perde na violenta história brasileira.

Sala 2 – Sessão:

Domingo (04/08) – 19h10

 

HOJE (Brasil, 2011)

dir.: Tata Amaral // 90 min. // 12 anos

Sinopse: Vera recebe compensação do governo brasileiro pelo desaparecimento do seu marido durante a ditadura. Com o dinheiro, decide comprar um lindo apartamento. Porém, uma visita muda completamente sua vida.

Sala 1 – Sessão:

Quinta (08/08) – 14h

 

TORRE DAS DONZELAS (Brasil, 2018)

dir. Susanna Lira // 97 min. // 12 anos

Sinopse: Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

Sala 1 – Sessão:

Sexta (09/08) – 14h

 

Serviço: Mostra de Cinema Político

Datas: 4, 8 e 9 de agosto (domingo, quinta e sexta-feira)

Horários: No dia 4, às 17h e 19h10. Nos dias 8 e 9, às 14h

Local: No dia 4, na sala 2 e nos dias 8 e 9, na sala 1 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Acesso gratuito mediante retirada de ingresso 1h antes das sessões na bilheteria do Cinema do Dragão

Classificação: 12 anos

Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar