Neste mês de julho, a campanha Julho Laranja ganha destaque em todo o país, trazendo à tona a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de problemas ortodônticos em crianças. A iniciativa visa alertar pais e responsáveis sobre os cuidados necessários com a saúde bucal dos pequenos, buscando evitar complicações futuras.

 

Carolina Cavalcante, ortodontista e especialista no atendimento de respiradores bucais, ressalta que a infância é um período fundamental para a detecção e o tratamento de problemas no encaixe dos dentes. “É fundamental que os pais estejam atentos aos sinais de possíveis problemas ortodônticos logo nos primeiros anos. Quanto mais cedo identificarmos, mais simples e tranquilo será o tratamento”, destaca.

 

Um levantamento realizado em 2010 pela SB Brasil, sobre condições de oclusão dentária em crianças de 5 anos mostrou uma prevalência de 66,7% de más oclusões. No presente estudo, das 59 crianças examinadas de 3 a 6 anos de idade, foi observado que 48 (81%) das crianças apresentaram algum tipo de má oclusão. Esse resultado é semelhante a alguns estudos encontrados na literatura que também evidenciaram uma alta prevalência de más oclusões na dentição decídua.

 

Sinais de alerta

 

Entre os sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação ortodôntica estão o encaixe errado dos dentes, dentes desalinhados, dificuldade para mastigar ou falar, e hábitos como sucção de dedo ou uso prolongado de chupeta. Carolina alerta que esses problemas, se não tratados a tempo, podem comprometer o crescimento, desenvolvimento e as funções vitais como mastigação, deglutição, fonação e respiração.

 

A ortodontista também enfatiza a importância de visitas regulares a um profissional. “ Quando o paciente está sendo acompanhado de forma periódica pelo seu ortodontista, os problemas ortodônticos são diagnosticados precocemente e tratados no momento adequado, considerando maturidade do paciente e gravidade da má oclusão”. afirma.

 

Além das consultas periódicas, a Dra. Carolina Cavalcante orienta os pais sobre a importância de manter uma boa higiene bucal , uma alimentação equilibrada e uma respiração correta. “Hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção de cáries e outros problemas dentários que podem afetar o desenvolvimento correto, ocasionando problemas ortodôntico”, conclui.

 

A campanha Julho Laranja, portanto, não apenas alerta sobre os cuidados necessários, mas também oferece a oportunidade de acesso a informações e serviços que podem fazer a diferença na saúde bucal das crianças. A iniciativa reforça a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado, garantindo um sorriso saudável e qualidade de vida, com um futuro livre de complicações ortodônticas.