Além das apresentações, haverá oficinas – também gratuitas – com nomes da cena nacional, como André Mehmari, Zé do Norte, Fábio Lima e Lu D’Sosa.

 

Um dos eventos que celebra a arte da música instrumental está de volta! A oitava edição do Festival Fortaleza Instrumental acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto (quinta e sexta), no Theatro José de Alencar (TJA), numa programação totalmente gratuita que contará com shows e atividades de formação com nomes importantes do cenário da música nacional e internacional.

 

No dia 8, as apresentações serão do acordeonista  Zé do Norte, do contrabaixista  Edmundo Vitoriano e do pianista  André Mehmari. Já no dia 9, será a vez do guitarrista Lu D’Sosa, do violonista  Fábio Lima e do músico  Egberto Gismonti, este com a participação especial do violonista  Daniel Murray. Os shows acontecem no Palco Principal do TJA, sempre com início às 18h40. 

 

Parte formativa 

Além dos shows, o evento também realiza em suas edições oficinas, workshops e demais atividades, contribuindo para a formação de músicos(as) iniciantes, profissionais e público interessado. Nesta edição, no dia 8,  a partir das 13h30, haverá as oficinas “A Música sem Fronteiras de André Mehmari”,  por André Mehmari; e “O Acordeon na Música Nordestina (teoria e prática)”, com Zé do Norte – ambas na Sala Izaíra Silvino (Foyer). 

 

Já no dia 9, no mesmo horário, será a vez de: “Violão em Tempos Tecnológicos”, por Fábio Lima (Sala Izaíra Silvino/ Foyer); e “Prática de Conjunto”, com Lu D´Sosa (Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA). As inscrições são gratuitas e realizadas via e-mail associacaosolar@gmail.com ou no dia da oficina.   

 

“É muito importante propiciar a continuidade de realização do Festival Fortaleza Instrumental, pois sua programação sempre apresenta o melhor da produção da música instrumental do Ceará e do Brasil. Esse evento, totalmente gratuito, sempre priorizou a junção da difusão desse gênero de música com a formação musical de jovens músicos e interessados em geral no tema. Estamos muito felizes (SOLAR) de retomarmos a agenda desse festival, que já apresentou em suas edições anteriores artistas como Toninho Horta, Wagner Tiso e muitos outros da primeira linha da música o instrumental brasileira e sempre valorizou a produção musical cearense, tais como Mimi Rocha, Nonato Luiz, Nélio Costa entre tantos outros.”, destaca o  idealizador e coordenador geral do evento, Pingo de Fortaleza.

O Festival Fortaleza Instrumental, é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – Governo Federal, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Cagece, Cegás, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com apoio institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM), Theatro José de Alencar (TJA) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Produção:  Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.

 

FICHA TÉCNICA

 

Idealização e coordenação geral: Pingo de Fortaleza
Produção executiva: Arnóbio Santiago
Coordenação de produção Erivaldo Casimiro
Produção: Papinha Rodrigues e Cláudia Gomes de França
Assessoria de Imprensa: Joanice Sampaio

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

 

DIA 8 | QUINTA 

Oficina 1 – “A música sem fronteiras de André Mehmari”, por André Mehmari

Horário: 13h30

Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

 

Oficina 2 – “O acordeon na música nordestina (teoria e prática)”, por Zé do Norte
Horário: 15h30

Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

 

Shows

18h40 – Zé do Norte
19h30 – Edmundo Vitoriano 

20h20 – André Mehmari

Local: Palco Principal

 

DIA 9 | SEXTA 

Oficina 1 – “Violão em Tempos Tecnológicos”, por Fábio Lima

Horário: 13h30

Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)

 

Oficina 2 – “Prática de Conjunto”, por Lu D’Sosa
Horário: 15h30

Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)

 

Shows

18h40 – “Soul Afro”, com Lu D’Sosa 

19h30 – Fábio Lima

20h20 – Egberto Gismonti com participação de Daniel Murray

Local: Palco Principal

 

SERVIÇO
Festival Fortaleza Instrumental

Data: dias 8 e 9 de agosto (quinta e sexta)

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

OFICINAS – a partir das 13h30, na Sala Izaíra Silvino (Foyer) e Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9qYSuiQBZTPASugKBAsuZyb9wXEs2rsluJ9sgy0yhlNwW9g/viewform 

SHOWS – a partir das 18h40, no Palco Principal

Retirada gratuita na bilheteria (de quarta a domingo, das 13h às 19h) ou on-line via Sympla:
Dia 8 – https://www.sympla.com.br/8-festival-fortaleza-instrumental__2557412

Dia 9 – https://www.sympla.com.br/8–festival-fortaleza-instrumental__2559004

Programação gratuita

Outras info: (85) 3226-1189 / 99987-7321 / @festivalfortalezainstrumental (Instagram) / fortalezainstrumental (Facebook)