O debate é na programação do Coninler e pode ser acompanhado no Youtube; Fernando é autor dos livros “O Tesouro das Diferenças” e “Enxergando Além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido”;

O escritor Fernando Campos é um dos participantes do painel “Literatura e os preconceitos” que será realizado hoje, às 19h, dentro da programação do Congresso Internacional de Leitura (Coninler). Ao lado de Fernando, participam Auritha Tabajara – primeira mulher indígena a publicar livros em cordel – e Caê Vasconcelos – jornalista, homem trans, apresentador e roteirista. O evento, gratuito e online, pode ser acompanhado no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=Qf4lobqQQ5E

Fernando Campos é Jornalista, escritor, palestrante e produtor de conteúdo. Aos dois anos de idade, ele enfrentou um retinoblastoma bilateral, o tumor maligno ocular. Assim, com sua determinação e perseverança, agora é uma voz relevante no cenário social, além de ativista da causa PCD.

Fernando tornou-se um nome de destaque também no universo da publicidade. Tanto que, em 2011, sua história foi estímulo para o personagem “Filipe” na novela Malhação da Rede Globo. Em 2015, Fernando graduou-se em jornalismo e, desde então, dedica-se a dar palestras sobre sua luta contra o câncer, os desafios enfrentados como uma criança PCD no ambiente escolar brasileiro, as emoções da juventude e as alegrias da vida.

Fernando lançou seu primeiro livro em 2021, intitulado “Enxergando além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido”. Com prefácio escrito por Carlinhos Brown, conta suas aventuras durante seu intercâmbio de 2014 na Inglaterra. Ele aborda assuntos como a convivência com diferentes culturas, suas adaptações, as confusões e os desafios. Em abril de 2024, lançou o segundo livro, chamado “O Tesouro das Diferenças”, que traz visibilidade para várias deficiências e celebra a diversidade, com prefácio escrito por sua amiga, Ivete Sangalo. O livro dividido em contos foca no público infantil, querendo ser parte do crescimento e desenvolvimento da criança, ajudando na autoaceitação. Com isso, ele quer combater estereótipos e criar uma comunidade em torno dessa pauta.

Além disso, Fernando dialoga sobre inclusão e pertencimento em suas redes sociais, onde utiliza seu conteúdo informativo e representativo para combater preconceitos com bom humor e inteligência. E também usa sua voz para ampliar a causa LGBTQIAPN +, mostrando seu relacionamento com seu marido, o Bruno.

Coninler 

Com programação 100% online, o Coninler é realizado pelo Observatório do Livro, que integra a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Ao todo, serão mais de 28 escritores em 15 lives gratuitas e online até 19 de julho. O tema deste ano do congresso é “Histórias, Leitura Literária e Transformação”.

Essa é a sétima edição do evento que ocorre desde 2016 como Conaler e mudou de nome para alcançar abrangência internacional. Os debates podem ser acompanhados das 19h às 21h30 em transmissão ao vivo realizada pelo Canal do Galeno no Youtube.