Apoio de profissionais e empresas especializados em TI é o melhor caminho para obter êxito na utilização da IA.

De acordo com o novo estudo global do Boston Consulting Group (BCG) intitulado Consumers Know More About AI Than Business Leaders Think, 84% dos brasileiros têm consciência sobre a Inteligência Artificial, enquanto 32% utilizam soluções no dia a dia. O dado do país supera a média global e demonstra a abertura quanto ao tema. Essa percepção faz com que muitas empresas e órgãos busquem implementar soluções. A pressa, contudo, pode ser inimiga da perfeição. A Lanlink, empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil, vem orientando companhias e entes públicos dos mais diversos portes nessa tarefa.

Utilizar a IA também envolve riscos relacionados à segurança, privacidade de dados e governança. Dessa forma, apenas as empresas de TI especializadas nesse tema e com acesso à tecnologia de ponta são capazes de prover essa potencialização, por meio do desenvolvimento de aplicações específicas de Inteligência Artificial para atender a problemas específicos de quem demandou.

“Não existe a chamada ‘bala de prata’. Cada solução de IA é pensada para fins específicos. Por isso, se faz tão importante estar cercado de profissionais que dominem a tecnologia. Costumo dizer que Inteligência Artificial não é inteligência; Aprendizado de Máquina não é aprendizado; e LLM (Large Language Model) não é panaceia: ela só resolve o problema para o qual ela foi feita para resolver”, explica o diretor da BU de Business Transformation da Lanlink, Sérgio Ricardo de Freitas.

O especialista destaca algumas frustrações possíveis em caso de orientação inadequada para o uso da IA. “Há risco de o usuário se decepcionar com os resultados porque está tentando obter algo para o qual a IA não foi treinada em fornecer. Um exemplo disso é o usuário tentar usar o Microsoft Copilot para fazer a sumarização de um arquivo que exceda a capacidade da ferramenta. Ou, no caso de uma aplicação de IA desenvolvida para uma finalidade específica, como busca de jurisprudências: se o usuário tentar obter jurisprudências do tribunal A mas a aplicação só foi treinada nas jurisprudências do tribunal B, o usuário não vai obter o que queria”, explica o diretor da Lanlink.

Dessa forma, há algumas etapas antes de se implementar a Inteligência Artificial em sua companhia:

  • Entenda seu problema – cada IA é projetada para uma solução específica. Avalie qual ou quais problemas você deseja solucionar;

  • Contrate especialistas – soluções desenvolvidas “de forma doméstica” para indivíduos muitas vezes não são suficientes para demandas de empresas;

  • Não há adaptações – soluções que funcionam em uma empresa podem não ser úteis em outra;

  • Treino é importante – respeitar as etapas e manter processos de treinamento da IA dará mais segurança;

  • Genérico pode não funcionar – opte por soluções desenvolvidas por marcas com credibilidade no mercado. Isso pode fazer a diferença em momento de suporte ou no entendimento quanto ao desafio em questão.

Sobre a Lanlink

A Lanlink, parceira Microsoft há mais de 30 anos e atua no mercado nacional há 35 anos,  tem como objetivo contribuir com a competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de mais de 1200 colaboradores, tendo sido eleita pela 7ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. A Lanlink possui duas importantes certificações concedidas pela Microsoft: “AI and Machine Learning in Microsoft Azure” e “Azure Expert Managed Services Provider (MSP)”.

 

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