A médica e diretora da Clínica Salvata, Kathiane Lustosa, participou de uma imersão em cirurgia robótica, nos Estados Unidos, no final de junho. A profissional cearense foi a única cirurgiã do Norte/Nordeste a ser convidada para o Women in da Vinci Surgery, em Atlanta. O evento, organizado pela Strattner, visa celebrar e empoderar mulheres na cirurgia robótica, além de aprofundar a técnica entre as participantes. O evento contou com quatro brasileiras cirurgiãs.

 

Kathiane Lustosa palestrou sobre sua experiência profissional e sobre os desafios que enfrenta na profissão sendo mulher.  “Foi uma experiência transformadora, é necessário discutir sobre as barreiras ainda impostas às mulheres na medicina”, frisa a profissional, que foi a primeira mulher cirurgiã, no Ceará, a ser certificada pela empresa Intuitive Surgical para trabalhar com a plataforma robótica da Vinci, considerada uma das mais modernas em tecnologia cirúrgica.

 

Kathiane Lustosa é Doutora e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem o Título Endoscopia Ginecológica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil) , preceptora da residência médica em ginecologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), Coordenadora do Fellowship em Cirurgia Ginecológica minimamente invasiva da Rede D’or e do Instituto Salvata, além de diretora da Clínica Salvata, referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher.