Com participação em 11 shoppings e presença também nos setores Imobiliário, de Comunicação e de Compromisso Social, empresa impulsiona 40 mil empregos no Nordeste.

  

Afroempreendedorismo, inserção de pessoas trans nas oportunidades de emprego, formação de jovens de comunidades, preocupação com as mudanças climáticas, além de debates e iniciativas sustentáveis. Os shoppings do Grupo JCPM, por exemplo, se tornaram espaços que vão além de áreas para compras, gastronomia e entretenimento. Alguns dos exemplos do potencial transformador para as regiões estão no Relatório Ambiental, Social e de Governança (ASG) 2023 que está sendo lançado para o mercado esta semana.  

 

Fazem parte do portfólio de shoppings: RioMar Recife, Shopping Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Guararapes, em Pernambuco; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia; RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, no Ceará; e RioMar Aracaju e Shopping Jardins, ambos em Sergipe. Eles estão localizados em quatro estados do Nordeste (Pernambuco, Bahia, Sergipe e Ceará) e somam 619 mil m² de área, das quais 446 mil m² são de ABL próprias, posicionando-se entre os cinco maiores grupos do País. 

 

COMPROMISSO SOCIAL 

 

Em 2023, as iniciativas sociais – Fundação Pedro Paes Mendonça e Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) – receberam aportes de R$ 17,4 milhões, impactando, diretamente, cerca de 11 mil pessoas, das quais 9 mil foram jovens moradores do entorno dos shoppings. 

 

“Temos a real dimensão de que nossos empreendimentos, além da busca constante pela rentabilidade, devem estimular o respeito às pessoas e ao meio ambiente”, destaca o empresário e presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. O ano de 2023 demonstrou uma recuperação gradual dos clientes aos shoppings, importante atividade econômica dentro do Grupo.  

 

O empreendedorismo é outra vertente com resultados positivos junto à sociedade. “Em 2023, os espaços disponibilizados nos shoppings para grupos exporem suas mercadorias e trabalhos, sejam em quiosques ou lojas temporárias, tiveram retorno de mais de R$ 2 milhões em vendas para eles que são, em sua maioria, microempreendedores, comenta Thayara Pascoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo. 

 

 

ASG EM FORTALEZA  

 

Na capital cearense, destacam-se o trabalho de formação e capacitação do Instituto JCPM, que atendeu 3.153 jovens no ano passado; o projeto “Costuras Empreendedoras”, com atuação na capacitação e customização de abadás para o Fortal, oportunizando geração de renda para costureiras do Vicente Pinzón. Em 2023, foram customizados cerca de 1000 abadás, totalizando cerca de R$ 50 mil arrecadados, valor dividido entre as 22 costureiras.  Há ainda a “Feira Negra Fortaleza”, lojas sociais nos shoppings RioMar que visam proporcionar espaços para o empreendedorismo negro em Fortaleza, promovendo geração de renda e a valorização da cultura afro. Desde 2021, a Feira tem beneficiado diretamente 34 famílias, gerando um faturamento total superior a R$ 300 mil a cada edição. Vale ressaltar que as vendas nas lojas representam a principal fonte de renda para 90% do grupo de pessoas empreendedoras, o qual é composto por 20 marcas e 183 empreendedores. No RioMar Kennedy, também em Fortaleza, a loja social Feira Empreendedora LGBT+, localizada no Piso L2, reúne mais de 10 marcas comandadas por pessoas LGBTQIA+, em uma iniciativa que visa a inserção produtiva dessa população mais vulnerável à violência e à exclusão social. 

 

Outra iniciativa de impacto socioeconômico são os Quiosques Sociais, espaços cedidos para empreendedores e instituições locais. Essa parceria não apenas fortaleceu a comunidade empresarial local, mas também impulsionou a economia regional, resultando em uma receita de mais de R$ 220 mil reais no período, apenas em Fortaleza.  

 

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE PARA ACULTURAMENTO DOS LOJISTAS

 

Em 2023, o fortalecimento dos temas materiais identificados na Matriz de Materialidade reforçou uma série de ações nos empreendimentos. Entre os destaques, debates sobre os efeitos do aquecimento global e o que cada unidade de negócio pode fazer para atuar na reversão dessa problemática. De forma pioneira, foi elaborado um manual de boas práticas em sustentabilidade para aculturamento dos lojistas, tornando o mall também em um espaço de reflexão ambiental e de responsabilidade de cada um nessa dinâmica.  

 

Como parte de um de temas materiais e item dos compromissos com as mudanças globais do clima que afetam a temperatura no planeta, o Grupo criou em seus empreendimentos um padrão de gestão energética focado na aplicação de tecnologias e em sistemas ecoeficientes, alinhando a estratégia de negócios a uma economia de baixo carbono, na garantia do uso de energia renovável. “100% da nossa energia vem de fontes renováveis, o que nos proporcionou o Selo I-REC atestando essa iniciativa nos shoppings”, completa Thayara.  

 

SAIBA MAIS SOBRE AS AÇÕES: 

·        Resíduos – As operações visam ampliar a reciclabilidade e reduzir a destinação para aterros. Por isso, oferecem centrais de resíduos para a coleta, separação e destinação correta. Aliada à conformidade ambiental no trato com resíduos, são estabelecidas parcerias sociais com associações ou cooperativas nos estados, para beneficiar os coletores de recicláveis. Além disso, as operações têm buscado desenvolver soluções adaptadas de processos de compostagem. 

  

·        Água – As infraestruturas estão projetadas para a economia do uso de água, reuso e captação de água da chuva.  Controle de consumo e geração de efluentes são monitorados regularmente, buscando-se reduzir o estresse hídrico e o impacto aos sistemas de saneamento das regiões de atuação. Anualmente, aproximadamente 38% da água consumida nos shoppings retorna naturalmente para o ambiente sem impactar as redes de esgotamento, graças à evaporação nas torres de resfriamento das centrais de ar-condicionado (36%) e à irrigação de áreas verdes (2%). 

  

·        Diversidade e Inclusão Os centros de compras abrem espaços para projetos sociais e criam oportunidades que favorecem o comércio solidário com entidades da sociedade civil, com microempreendedores e com cooperativas e associações nos mais diversos segmentos. Além de promover eventos inclusivos e inovadores, os shoppings abrem espaço ainda para parcerias com órgãos públicos que atendem ali a população, ofertando serviços essenciais. 

  

Link para Relatório: 

https://sustentabilidade2023.jcpm.com.br/