A ação é desenvolvida pelo maestro Arley França da Orquestra Contemporânea Brasileira com o objetivo de descobrir novos talentos musicais.
Cerca de 60 estudantes do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental do município de Itapajé (CE) estão tendo contato com os primeiros acordes de violino por meio do programa Sinfonia.BR de educação musical. A ação é desenvolvida pelo maestro Arley França da Orquestra Contemporânea Brasileira.
Idealizado como uma iniciativa de inclusão e formação cultural, o programa Sinfonia.Br estabelece núcleos de educação musical em diversas cidades do interior do Ceará. Dessa vez, chega ao município de Itapajé com a missão de democratizar o acesso à cultura. O maestro Arley França e o professor de violino, Jonas Nascimento, visitaram as escolas locais para apresentar o projeto e despertar nos alunos o encanto pela música clássica, visando a formação da futura Orquestra Infantojuvenil de Itapajé.
De acordo com o maestro Arley França, o projeto evidencia o poder transformador da música na vida dos jovens. “O projeto Sinfonia.Br representa uma chance única para os jovens estudantes de Itapajé se conectarem com a arte e a cultura musical. A nossa ideia é investir em jovens talentos para que futuramente possam se integrar à Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB)”, pontua.
Divididos em três turmas de 20 alunos cada, os participantes terão a oportunidade de dominar o violino, além de experimentar outros instrumentos como a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Essa imersão musical acontece na Secretaria de Cultura de Itapajé duas vezes por semana, em aulas de 90 min, e promete desenvolver habilidades artísticas e fomentar o crescimento pessoal e artístico dos jovens envolvidos. As aulas seguirão até dezembro.
“Estamos muito felizes com a criação da Orquestra Infantojuvenil de Itapajé por meio do projeto SINFONIA.BR e da Orquestra Contemporânea Brasileira. E aproveito para ressaltar a importância da Lei Paulo Gustavo, que possibilitou a realização desse projeto no município de Itapajé”, pontuou Patrycya Caetano, Secretária da Cultura, Desporto e Turismo de Itapajé.
O curso de violino tem a realização do programa Sinfonia.Br, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio cultural da Secretaria da Cultura de Itapajé, Prefeitura de Itapajé e Ministério da Cultura.
Saiba Mais
Criada em 2016 como resultado de um projeto cultural colaborativo entre o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.Br) e a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) desempenha um papel fundamental na divulgação e promoção da música de alta qualidade no cenário musical nacional. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca não apenas pela sua excelência artística, mas também pelo compromisso firme com o desenvolvimento e a formação de novos talentos musicais. A ação oferece a oportunidade para mais de 500 crianças de diversas cidades do Ceará explorarem o universo da música clássica e buscarem uma carreira como músicos profissionais, contribuindo assim para a geração de renda. Além de realizar concertos em países como Alemanha e Noruega, o maestro Arley França também foi responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará.